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Ferrari se prepara para enfrentar possível impacto de tarifas dos EUA
Publicado 13/03/2025 • 11:22 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 13/03/2025 • 11:22 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
No ano passado, a empresa produziu 13.752 carros
Pexels.
O CEO da Ferrari afirmou nesta quinta-feira (13) que a empresa está preparada para possíveis tarifas dos Estados Unidos sobre montadoras europeias.
“Estamos prontos com algumas contramedidas”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, a Robert Frank, da CNBC, durante o evento CONVERGE LIVE em Cingapura.
“Estamos na fase de planejamento de cenários para gerenciar da melhor maneira possível o que quer que aconteça”, afirmou Vigna, sem fornecer detalhes sobre quais seriam essas medidas.
“Você espera a publicação do número oficial”, disse ele, referindo-se à ameaça do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas “na casa dos 25%” sobre montadoras globais.
“Estamos acompanhando o que vai acontecer nos próximos meses, nas próximas semanas… Estamos todos no mesmo barco em relação às tarifas”, disse Vigna.
As montadoras europeias têm lidado com incertezas em relação às políticas comerciais nos últimos meses, com a ameaça de tarifas de importação dos EUA, gerando preocupação entre muitos fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
As tarifas devem ter um impacto significativo na indústria automotiva, dada a forte globalização das cadeias de suprimentos e a grande dependência das operações de fabricação na América do Norte, especialmente no México.
As tarifas para montadoras que atualmente cumprem os padrões do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA) foram suspensas no início deste mês até 2 de abril.
Analistas disseram no final do ano passado que a Ferrari pode ser uma exceção entre as montadoras europeias. A empresa, que tem maior capacidade de repassar aumentos de preços aos clientes, fabrica seus carros exclusivamente na Itália.
Os comentários de Vigna vêm pouco após a fabricante italiana de carros de luxo ter reportado um aumento significativo no lucro líquido de 2024, citando uma forte diversificação de produtos e o crescimento da demanda por personalização de veículos.
A empresa também segue no cronograma para a aguardada apresentação de seu primeiro carro totalmente elétrico ainda este ano, afirmou Vigna. O lançamento está previsto para 9 de outubro, na sede da Ferrari em Maranello, na Itália.
O novo modelo elétrico, que será fabricado na Itália, é um dos seis novos modelos que a empresa pretende apresentar este ano.
As ações da Ferrari, listadas na bolsa de Milão, acumulam alta de aproximadamente 0,5% no ano.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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