Ferrari se prepara para enfrentar possível impacto de tarifas dos EUA
Publicado 13/03/2025 • 11:22 | Atualizado há 2 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 13/03/2025 • 11:22 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
No ano passado, a empresa produziu 13.752 carros
Pexels.
O CEO da Ferrari afirmou nesta quinta-feira (13) que a empresa está preparada para possíveis tarifas dos Estados Unidos sobre montadoras europeias.
“Estamos prontos com algumas contramedidas”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, a Robert Frank, da CNBC, durante o evento CONVERGE LIVE em Cingapura.
“Estamos na fase de planejamento de cenários para gerenciar da melhor maneira possível o que quer que aconteça”, afirmou Vigna, sem fornecer detalhes sobre quais seriam essas medidas.
“Você espera a publicação do número oficial”, disse ele, referindo-se à ameaça do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas “na casa dos 25%” sobre montadoras globais.
“Estamos acompanhando o que vai acontecer nos próximos meses, nas próximas semanas… Estamos todos no mesmo barco em relação às tarifas”, disse Vigna.
As montadoras europeias têm lidado com incertezas em relação às políticas comerciais nos últimos meses, com a ameaça de tarifas de importação dos EUA, gerando preocupação entre muitos fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
As tarifas devem ter um impacto significativo na indústria automotiva, dada a forte globalização das cadeias de suprimentos e a grande dependência das operações de fabricação na América do Norte, especialmente no México.
As tarifas para montadoras que atualmente cumprem os padrões do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA) foram suspensas no início deste mês até 2 de abril.
Analistas disseram no final do ano passado que a Ferrari pode ser uma exceção entre as montadoras europeias. A empresa, que tem maior capacidade de repassar aumentos de preços aos clientes, fabrica seus carros exclusivamente na Itália.
Os comentários de Vigna vêm pouco após a fabricante italiana de carros de luxo ter reportado um aumento significativo no lucro líquido de 2024, citando uma forte diversificação de produtos e o crescimento da demanda por personalização de veículos.
A empresa também segue no cronograma para a aguardada apresentação de seu primeiro carro totalmente elétrico ainda este ano, afirmou Vigna. O lançamento está previsto para 9 de outubro, na sede da Ferrari em Maranello, na Itália.
O novo modelo elétrico, que será fabricado na Itália, é um dos seis novos modelos que a empresa pretende apresentar este ano.
As ações da Ferrari, listadas na bolsa de Milão, acumulam alta de aproximadamente 0,5% no ano.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Europa quer acabar com as importações de gás russo. Aliados de Moscou na UE dizem que é um “erro grave”
Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil: "País precisa de estabilidade"
Itaú Unibanco tem lucro líquido gerencial de R$ 11,128 bi no 1º tri, alta de 13,9% em um ano