CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Brasil

Brasil zera imposto de importação sobre alimentos para combater aumento de preços

Publicado 13/03/2025 • 18:21 | Atualizado há 2 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A medida, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), passa a valer a partir de amanhã, 14 de março.
  • Os alimentos que terão a alíquota de importação reduzida incluem carnes, café torrado e em grão, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, açúcar, massas alimentícias, bolachas e biscoitos, e sardinha em conserva (limitada a 7,5 toneladas).
  • A decisão surge em um momento em que o aumento dos preços dos alimentos tem sido apontado como uma das principais razões para a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A queda nos gastos dos consumidores hispânicos impacta as vendas de produtos nos EUA.

A queda nos gastos dos consumidores hispânicos impacta as vendas de produtos nos EUA.

Pixabay

O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira (13) a decisão de zerar os impostos de importação sobre uma série de alimentos, com o objetivo de reduzir os preços internos e combater a inflação. A medida, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), passa a valer a partir de amanhã, 14 de março.

Os alimentos que terão a alíquota de importação reduzida incluem carnes, café torrado e em grão, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, açúcar, massas alimentícias, bolachas e biscoitos, e sardinha em conserva (limitada a 7,5 toneladas). Além disso, o governo aumentou a cota de importação de óleo de palma de 60 mil para 150 mil toneladas, mantendo a alíquota do imposto de 0%.

A medida visa aumentar a oferta de alimentos no mercado brasileiro, o que, segundo o governo, pode ajudar a reduzir os preços internos e, consequentemente, aliviar a pressão sobre os consumidores. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, destacou a aprovação unânime da medida e afirmou que o governo está “abrindo mão de impostos para favorecer a redução dos preços dos alimentos”, sem afetar a competitividade dos produtores nacionais.

A decisão surge em um momento em que o aumento dos preços dos alimentos tem sido apontado como uma das principais razões para a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde janeiro, o governo busca alternativas para conter a inflação e melhorar a percepção da população sobre a economia, que tem refletido um crescimento mais modesto para o consumidor.

O governo ainda não especificou por quanto tempo a medida ficará em vigor, mas a expectativa é que ela ajude a amenizar os impactos do aumento dos preços nos próximos meses.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil