Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsonaro reúne manifestantes por anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro
Publicado 16/03/2025 • 13:35 | Atualizado há 3 semanas
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 16/03/2025 • 13:35 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu milhares de manifestantes no Rio de Janeiro na manhã deste domingo (16), em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar do Estado, havia 400 mil pessoas presentes no local. A intenção do ex-presidente foi pedir a anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. O ato é o primeiro após a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da União) por tentativa de golpe, e o quarto desde que ele deixou a Presidência da República. A manifestação reuniu lideranças políticas e apoiadores, com Bolsonaro defendendo a volta ao poder e criticando a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Inelegível até 2030 devido a condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, Bolsonaro mantém a pressão ao Congresso e ao STF para anular as penas.
Durante o evento, Bolsonaro destacou a importância da anistia para os envolvidos nos tumultos em Brasília, afirmando: “Temos que lutar pela anistia daqueles que nada fizeram de errado. Vamos garantir que esse projeto seja pautado e aprovado”, refutando qualquer envolvimento nos ataques.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez duras críticas ao governo Lula, com foco na inflação e no alto custo de vida. “Ninguém aguenta mais inflação, o arroz caro, o feijão caro, a gasolina cara, o ovo caro. E cadê a promessa de picanha barata? Se está tudo caro, volta Bolsonaro”, disparou Tarcísio, associando o atual cenário econômico à necessidade de um retorno de Bolsonaro ao poder.
Silas Malafaia, pastor e organizador do protesto, direcionou o discurso ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de abusos de autoridade e defendendo a anistia. “O ministro Alexandre de Moraes é um criminoso”, afirmou Malafaia, acusando-o de censura e de cerceamento de liberdade de expressão, e reiterando que Bolsonaro não tinha qualquer relação com a tentativa de golpe de Estado.
Entre os presentes também estavam o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o deputado federal Nicolas Ferreira (PL), além dos governadores Jorginho Mello (PL – Santa Catarina) e Mauro Mendes (União Brasil – Mato Grosso), todos aliados políticos do ex-presidente.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionaiS
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade