Por que as redes de fast-food agora apostam em bebidas divertidas e saborizadas?
Publicado 23/03/2025 • 12:45 | Atualizado há 2 dias
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KEY POINTS
Sprite X traz dois novos sabores à rede de fast-food McDonald's.
Divulgação McDonald's.
As redes de fast-food estão apostando em bebidas inovadoras na esperança de conquistar os clientes da Geração Z. Wendy’s, Taco Bell e Chick-fil-A estão entre as cadeias que têm investido em suas ofertas de bebidas, introduzindo sabores divertidos e frutados. Normalmente, os restaurantes geram mais lucro com bebidas do que com a venda de alimentos.
As redes de fast-food estão apostando tudo em bebidas divertidas para atrair consumidores mais jovens. O Chick-fil-A, conhecido pelo seu menu simples de frango frito e batatas waffle, está vendendo bebidas sazonais de Abacaxi com Pitaya. O Taco Bell instalou um conceito de bebidas chamado Live Mas Café em uma de suas unidades na Califórnia. Já o McDonald’s está no segundo ano de testes com sua versão focada em bebidas, o CosMc’s.
Os operadores de restaurantes estão apostando que bebidas com sabores exóticos, cores vibrantes e alto teor de cafeína e açúcar resultarão em vendas maiores — e margens melhores. As redes de fast-food estão cada vez mais adicionando opções de bebidas e ampliando o número de itens dentro desse segmento. Refrescos e águas frescas estão aparecendo cada vez mais nos cardápios, enquanto as redes expandem suas opções de café gelado especial, chocolate quente e bebidas energéticas, segundo a empresa de pesquisa de mercado Datassential.
O foco recente das redes de fast-food em bebidas reflete a indústria de restaurantes de forma mais ampla, à medida que o número de conceitos focados em bebidas cresce. Mais cafeterias regionais estão disputando o lugar da Starbucks. Além disso, os consumidores têm abraçado a compra de bebidas além do café, como o chá de bolhas e o “refrigerante sujo”, a tendência de Utah de adicionar xaropes, cremes e sucos ao refrigerante, que se espalhou pelo país.
Cada vez mais estabelecimentos completos estão baseando seus negócios inteiros no segmento em crescimento. Redes de bebidas como Swig, 7 Brew Drive Thru Coffee e Gong Cha estão entre as 10 redes de restaurantes de serviço rápido que mais crescem em vendas, segundo a empresa de pesquisa de mercado Technomic. A tendência também acompanha o declínio de décadas no consumo de refrigerantes desde seu auge em 2000.
“À medida que o consumidor se afasta do refrigerante tradicional, há uma oportunidade para operadores e diferentes marcas trazerem algo único, mais alinhado com sua marca em certas circunstâncias, mas também uma oportunidade de potencialmente cobrar um pouco mais,” disse Michael Parlapiano, diretor-gerente da Culinary Edge.
Os restaurantes esperam que o chocolate quente e as limonadas saborizadas possam ajudar a fidelizar os consumidores da Geração Z. Em comparação com gerações anteriores, a Geração Z é a mais aberta a novos sabores e vem de origens mais diversas. Essa abertura permite que as redes de fast-food explorem mais ofertas incomuns, como ervilha borboleta ou ube, segundo Parlapiano. A Monin, uma empresa francesa conhecida por seus xaropes saborizados, escolheu o yuzu, um cítrico do leste asiático, como seu sabor do ano para 2025.
Tradicionalmente, grandes redes de fast-food são menos propensas a experimentar sabores tão audaciosos, mas até elas têm saído de suas zonas de conforto. Por exemplo, a linha atual de limonadas da Wendy’s inclui romã com mirtilo e abacaxi com manga — duas escolhas que foram bem-sucedidas para o gigante dos hambúrgueres.
“Nossas limonadas artesanais premium também são incrivelmente amadas por nossos clientes, e esse produto tem grande aceitação entre os consumidores hispânicos e da Geração Z,” disse Lindsay Radkoski, diretora de marketing dos EUA da Wendy’s, em um recente evento para investidores.
Os restaurantes também foram inspirados a misturar diferentes tendências de bebidas favoritas da Geração Z, esperando que as combinações únicas atraiam consumidores aventureiros. Por exemplo, a popularidade crescente do chá de bolhas, com suas bolinhas de tapioca mastigáveis, inspirou as redes de restaurante a adicionar seus próprios toques inspirados em boba a bebidas além do chá. O CosMc’s, a versão do McDonald’s, oferece mirtilos secos e boba frutada como customizações para algumas de suas bebidas. A limonada tropical de kiwi do Shake Shack inclui pequenos pedaços de kiwi dentro da bebida, adicionando uma nova textura e evocando a mastigabilidade das pérolas de boba, disse Parlapiano.
Embora diferentes de um refrigerante tradicional, a inovação em bebidas dos restaurantes muitas vezes significa tanto açúcar quanto, senão mais, dependendo dos xaropes e complementos. Mas isso não altera o apetite da Geração Z por elas.
“Pensamos nisso como a cultura do ‘pequeno agrado’. O que posso gastar não é, no contexto geral, uma quantia enorme, e sim, posso me dar ao luxo de uma bebida açucarada grande,” disse Claire Conaghan, trendologista e diretora associada da Datassential. “Acho que o consumidor mais jovem está bem ciente de que elas estão cheias de açúcar, mas estão bem com isso como sua preferência de onde obter seu agrado doce.”
Para algumas cadeias, as bebidas se tornaram o foco principal como uma área de melhoria — e crescimento de vendas futuro. “Reconhecemos que não se trata mais apenas de refrigerantes gaseificados,” disse Liz Williams, CEO da El Pollo Loco, à CNBC. “Então, fizemos um mergulho profundo na inovação de bebidas este ano.”
As ofertas de bebidas ampliadas da El Pollo Loco agora incluem mais sabores de suas Aguas Frescas, que são águas com infusão de frutas. Inovações futuras em bebidas podem seguir a tendência das misturas, como vender café com horchata, disse Williams.
A Wendy’s também deseja que mais de seus clientes peçam bebidas. Cerca de 30% dos clientes da Wendy’s não adicionam uma bebida ao seu pedido, de acordo com uma recente apresentação para investidores.
“Isso é uma oportunidade de crescimento, quando são altamente lucrativas,” disse Abigail Pringle, presidente dos EUA da Wendy’s, aos analistas. Em muitos casos, as bebidas geram mais lucro e são mais fáceis de adicionar aos cardápios do que um novo item de alimento. Enquanto um cliente vê um novo sabor, para os trabalhadores fazendo as bebidas, é apenas trocar um sabor de xarope ou adicionar um novo toque por cima. Com apenas um pouco mais de trabalho, os restaurantes podem cobrar muito mais. Além disso, os xaropes geralmente têm prazos de validade mais longos do que itens alimentares e são mais fáceis de armazenar, segundo Conaghan da Datassential.
O novo foco da Wendy’s em bebidas complementa sua estratégia de continuar crescendo suas vendas no café da manhã. Quando a rede lançou seu menu de café da manhã em todo o país pela primeira vez no início de 2020, o menu da manhã incluía apenas algumas opções de café, como o Frosty-ccino, que foi substituído pelo Frosty Cream Cold Brew.
“Nosso próximo horizonte de crescimento no café da manhã está nas bebidas,” disse Radkoski.
Da mesma forma, o Taco Bell se concentrou na oportunidade futura apresentada pelas bebidas durante sua apresentação para investidores no início deste mês.
“Acreditamos que as bebidas podem ser um novo desejo central para o Taco Bell, e vemos uma perspectiva de construir um negócio de bebidas de US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 25 bilhões) até 2030,” disse Taylor Montgomery, diretor de marketing da América do Norte do Taco Bell, em uma apresentação para investidores no início deste mês, antes do evento Live Mas Live da marca.
O Taco Bell está olhando para seu novo conceito Live Mas Café para orientar a inovação futura em bebidas. Em dezembro, a cadeia abriu a primeira unidade dentro de uma loja existente em Chula Vista, Califórnia. Até agora, isso ajudou o restaurante a alcançar um crescimento de transações e vendas de dois dígitos, de acordo com executivos do Taco Bell.
O menu Live Mas apresenta mais de 30 bebidas, abrangendo diferentes momentos do dia. Os destaques incluem refrescos que são cafeinados com chá verde ou bebidas energéticas Rockstar; Churro Chillers; e um “Dirty Baja,” feito adicionando creme ao seu característico Baja Blast Mountain Dew.
“Coisas que estamos aprendendo dentro do conceito Live Mas Café, estamos implementando e tentando escalar em todas as nossas unidades nos EUA,” disse Montgomery, acrescentando que a empresa deseja expandir agressivamente o Live Mas Café este ano.
Mais tarde este ano, o Taco Bell planeja trazer sua Dragonfruit Refresca para todos os restaurantes dos EUA.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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