Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Novo remédio da Novo Nordisk empolgou investidores, mas agora gera dúvidas
Publicado 24/03/2025 • 08:55 | Atualizado há 7 meses
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 24/03/2025 • 08:55 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
SERGEI GAPON/AFP
Imagem do logo da empresa Novo Nordisk ao fundo.
As esperanças da Novo Nordisk de inaugurar uma nova era no tratamento da obesidade com o medicamento CagriSema foram colocadas em xeque depois que uma série de resultados de testes clínicos derrubou as ações da empresa.
Resultados preliminares do estudo REDEFINE-2, de fase avançada, divulgados no início deste mês, mostraram que o CagriSema ajudou pacientes adultos obesos ou com sobrepeso e diabetes tipo 2 a perderem 15,7% do peso ao longo de 68 semanas, em comparação com 3,1% do grupo placebo. Esse número ficou abaixo da previsão inicial, que indicava uma redução de peso na faixa dos 20%.
Leia também:
Um estudo anterior, publicado em dezembro, mostrou que o medicamento ajudou pacientes obesos ou com sobrepeso e pelo menos uma comorbidade, mas sem diabetes tipo 2, a reduzirem 22,7% do peso em 68 semanas, também abaixo da meta esperada de 25%.
Ambos os resultados impactaram significativamente o valor das ações da Novo Nordisk, frustrando as expectativas dos investidores de que o CagriSema pudesse superar a injeção Wegovy, da própria empresa, e o rival Zepbound, da Eli Lilly, ambos medicamentos GLP-1.
As ações da empresa, que já foram altamente valorizadas, agora acumulam uma queda de cerca de 50% em relação aos patamares mais altos de 2024.
“O sentimento em relação à empresa está tão negativo quanto nunca”, disse Emily Field, chefe de pesquisa farmacêutica europeia do Barclays, à CNBC na quarta-feira.
“A reação do mercado pareceu desproporcional, mas simplesmente não há compradores para equilibrar a venda”, afirmou Field, destacando que alguns fundos hedge dos EUA estão apostando contra as ações da empresa, seja devido aos resultados dos testes ou por preocupações mais amplas com a valorização do setor de medicamentos para perda de peso.
O CagriSema é uma combinação de cagrilintida — um análogo da amilina, um tratamento emergente para perda de peso — e semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy.
Havia a esperança de que o medicamento proporcionasse uma perda de peso mais eficaz para pacientes com diabetes, que normalmente enfrentam mais dificuldades para emagrecer com os tratamentos GLP-1 existentes. No entanto, a redução de 15,7% no peso registrada no estudo REDEFINE-2 foi decepcionante.
“Víamos potencial para que o CagriSema apresentasse uma perda de peso superior ao Zepbound devido ao componente de amilina. No entanto, a diferença entre pacientes obesos e obesos diabéticos é muito semelhante à da semaglutida e do Zepbound”, afirmou o BofA Global Research em nota na semana passada, acrescentando que os resultados “não são suficientes para enfrentar a concorrência futura”.
Enquanto isso, persistem dúvidas sobre a tolerabilidade do CagriSema, já que menos de dois terços dos pacientes conseguiram chegar à dose máxima após 68 semanas. A Novo Nordisk afirmou na semana passada que o medicamento foi “bem tolerado” e que os efeitos adversos mais comuns foram gastrointestinais, classificados como “leves a moderados e diminuindo com o tempo”.
“Os investidores buscam opções de tratamento que sejam as melhores da categoria e garantam a posição da Novo no mercado de medicamentos para obesidade”, disse Soren Lontoft, analista de ações farmacêuticas do Sydbank, à CNBC na terça-feira. “Não temos certeza se o CagriSema é o melhor da categoria”.
No entanto, um próximo estudo, o REDEFINE-4, previsto para o início de 2026, pode trazer mais esclarecimentos sobre a eficácia do medicamento em um período mais longo e com uma dosagem mais flexível — algo que Lontoft acredita que pode diferenciá-lo.
“Isso poderia comprovar a superioridade do medicamento”, afirmou Lontoft.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’