Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Embraer fecha venda de até 20 jatos à companhia aérea japonesa ANA por R$ 10 bilhões
Publicado 26/03/2025 • 10:38 | Atualizado há 7 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 26/03/2025 • 10:38 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Divulgação
A Embraer firmou nesta quarta-feira (26) o contrato de venda de 15 jatos E190-E2 para a ANA (All Nippon Airways), uma das principais companhias aéreas do Japão, por R$ 10 bilhões, com a possibilidade de aquisição de mais cinco aeronaves. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao país.
Segundo o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, a aquisição reforça o produto da fabricante brasileira e será importante para o Brasil entrar em outras linhas aéreas de outros países. “A Embraer está muito feliz com essa venda. A ANA tem uma imagem muito forte no setor da aviação”, disse o executivo durante o Fórum Empresarial Brasil – Japão.
Leia também:
Em discurso aos empresários, o presidente Lula brincou ao dizer que a aquisição poderia ser maior um dia. “Quem compra 20 pode comprar um pouco mais e quem sabe todas as empresas japonesas podem voar de avião da Embraer”, disse. “A Embraer tornou-se a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e tem mercado importante aqui no Japão.”
O presidente da Embraer ainda lembrou que a venda dos aviões da empresa brasileira ao país asiático está amparada por um serviço de suporte técnico local. “Temos suporte aqui, oficinas de aviões. Tem 50 aviões que operam aqui há mais de 15 anos e atendem a 30 cidades. Os aviões que operam aqui têm uma disponibilidade altíssima, 99,8% de disponibilidade. Ou seja: é um trabalho muito bom que é feito conjuntamente entre a Embraer e os clientes que operam os aviões.”
Segundo comunicado divulgado no mês passado, a aquisição faz parte do plano estratégico da Embraer para renovar sua frota e aprimorar a conectividade no Japão, “visando proporcionar mais conforto e espaço aos passageiros.”
A entrega dos jatos E190-E2 está prevista para começar em 2028. “O E190-E2 é a aeronave mais silenciosa e eficiente em combustível do mercado”, disse Martyn Holmes, diretor comercial da Embraer Aviação Comercial. “Estamos entusiasmados para ver a aeronave decolar pelos céus do Japão.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
3
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
4
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
5
CNI critica Selic: juros sufocam o crescimento