Setor de construção civil no Brasil deve crescer menos em 2025, aponta Sinduscon-SP
Publicado 27/03/2025 • 11:53 | Atualizado há 2 meses
Administração Trump impede Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Tarifas de Trump não devem recuperar empregos na indústria dos EUA, diz Wells Fargo
Juiz ordena que governo Trump reintegre funcionários do Departamento de Educação
Negócios se recuperam após as tarifas de Trump pararem o boom de fusões e aquisições
Aumento do rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA faz investidores repensarem o resto do mundo
Publicado 27/03/2025 • 11:53 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Fernando Frazão/Agência Brasil
O setor de construção civil no Brasil, que teve um desempenho acima das expectativas em 2024, já começa a ajustar suas projeções para 2025, com estimativas de crescimento menores.
Segundo informações do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), após um aumento de 4,3% no PIB da construção em 2024, o crescimento de 2025 pode ser de apenas 2,2%, — bem abaixo dos 3% inicialmente previstos.
A mudança nas expectativas é atribuída a uma combinação de fatores, incluindo o consumo mais baixo das famílias e o aumento das taxas de juros, que devem impactar o setor no segundo semestre do ano.
Apesar disso, o primeiro semestre ainda deverá registrar crescimento, devido à alta demanda que foi observada até o início de 2025.
Segundo a coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre, Ana Maria Castelo, a desaceleração do mercado já é visível, com uma revisão nas expectativas de crescimento do setor.
O aumento de 20,9% nas vendas habitacionais, 23,1% no crédito e o crescimento de 15,3% nos investimentos em infraestrutura foram alguns dos destaques de 2024, mas a evolução foi maior no primeiro trimestre de 2025.
O emprego no setor também teve aumento, com um crescimento de 5,3% ao nível nacional e de 5,7% no estado de São Paulo. No entanto, a desaceleração já é notada no saldo de vagas, refletindo as dificuldades do setor em manter o ritmo de crescimento em um cenário econômico mais desafiador.
Outro ponto destacado pelo Sinduscon-SP são as dificuldades relacionadas à mão de obra, que superaram as preocupações com a demanda. A escassez de profissionais qualificados pode afetar ainda mais a capacidade de crescimento do setor.
As mudanças nas regras de saque do FGTS e a redução das previsões para o financiamento imobiliário também são questões que preocupam os empresários do setor.
A projeção de financiamento imobiliário para 2025 é de R$ 282 bilhões, representando uma queda de 10% em relação ao ano anterior. As projeções de recursos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) também são negativas, o que deve impactar o crédito para a construção. As informações são do DC News.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Haddad diz que "não há problema em recalcular a rota" após revogar parcialmente alta do IOF
BMW processa BYD por concorrência desleal e violação de marca
Após reação negativa do mercado, governo revoga parcialmente o aumento do IOF
Assembleia da JBS aprova dupla listagem de ações nos EUA e Brasil
Consolidação na Saúde: grandes grupos hospitalares redesenham o mapa da saúde privada no Brasil