CEO do Snapchat: ‘Dou uma tarefa ‘quase impossível’ para meus funcionários no primeiro dia – assim, eles ‘já falham’ logo cedo
Publicado 27/03/2025 • 17:09 | Atualizado há 5 dias
Na era Trump, empresas reformulam esforços para diversidade e inclusão, mas não desistem
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Pílula da Novo Nordisk reduz em 14% o risco cardiovascular em diabéticos após quatro anos
Taiwan acusa maior fabricante de chips da China de recrutar talentos ilegalmente
Publicado 27/03/2025 • 17:09 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
Foto: Pexels
Às vezes, o primeiro dia de um novo trabalho define o tom para o resto da sua trajetória.
Por isso, o cofundador e CEO do Snapchat, Evan Spiegel, dá aos novos funcionários da sua equipe de design uma tarefa bem difícil no primeiro dia, como revelou no episódio do podcast “The Diary of a CEO” de segunda-feira (24).
“Nós temos críticas de design uma vez por semana, por algumas horas”, disse Spiegel, de 34 anos, cujo aplicativo social Snapchat pertence à sua empresa. “[No] seu primeiro dia, você tem que apresentar algo… Claro, no seu primeiro dia, quando você não tem contexto sobre o que a empresa está trabalhando… Como diabos você vai criar uma boa ideia? Quero dizer, isso é quase impossível.”
A tática pode parecer injusta, mas ela estabelece a base para a criatividade e habilidades de pensamento crítico que o funcionário precisará para ter sucesso na empresa, disse Spiegel. Ela também pode ajudar as pessoas a superarem rapidamente o medo de falhar, incentivando-as a correr mais riscos relacionados ao trabalho.
“O seu pior medo aconteceu, estamos todos lá juntos e estamos vendo uma ideia que não é tão boa. Quero dizer, às vezes elas são boas, mas, no final, não são tão boas”, disse ele. “E acho que isso abre a porta para a criatividade porque já aconteceu. Você já falhou.”
O exercício ajuda as pessoas a construir confiança e resiliência mental, além de ser uma atividade de integração entre os funcionários, afirmou Spiegel.
Superar o medo do fracasso – ou qualquer outro medo, por assim dizer – pode ser previsivelmente desafiador. Estratégias eficazes podem parecer bobas, como colocar um sotaque engraçado na voz dentro da sua cabeça ou se dar um abraço, mas provavelmente funcionam se conseguirem “desorganizar” o padrão mental, explicou o especialista em fobias, Christopher Paul James, em entrevista ao CNBC Make It em 1º de julho.
Enfrentar os medos de frente também pode funcionar, segundo o consultor de liderança e ex-oficial da Marinha SEAL, Jocko Willink.
“A primeira coisa que você tem que perceber é que a maior parte do medo que você tem não é real. Ele está apenas construído na sua cabeça”, disse Willink em fevereiro de 2019. “Então, o que você precisa fazer para superar o medo é ir lá e enfrentá-lo. Vá lá e olhe para ele. Vá ao ataque.”
Superar o medo do fracasso no seu primeiro dia de trabalho provavelmente parecerá assustador, especialmente com uma audiência de colegas novos. Quer você seja jogado diretamente em uma situação difícil ou não, você pode mitigar a ansiedade do primeiro dia com um pouco de preparação antecipada.
Como novo contratado, você pode causar o maior impacto rapidamente, entendendo a missão da empresa e aprendendo exatamente como seu papel pode gerar impacto, disse Lori Castillo Martinez, vice-presidente executiva de talento, crescimento e desenvolvimento da Salesforce, em outubro de 2024. Então, converse com o gerente de contratação sobre expectativas e cultura da empresa durante o processo de entrevista. Converse com um funcionário atual ou ex-funcionário no LinkedIn ou por e-mail antes do seu primeiro dia.
Dessa forma, quando for solicitado a criar uma ideia nova e criativa de forma imediata, você estará mais preparado para contribuir com algo valioso. “Vale a pena experimentar e ser curioso, aproveitando a oportunidade para identificar seu propósito e decidir o tipo de impacto que você deseja causar como novo contratado”, disse Castillo Martinez.
Mesmo que sua ideia caia na categoria de 99% das não tão boas, você terá adquirido experiência útil, afirmou Spiegel.
“A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias”, disse ele. “Então, a equipe está constantemente gerando várias ideias, produtos e recursos… Nosso trabalho é tentar descobrir quais são as ótimas.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
“O BC começa a analisar formalmente o negócio”, diz presidente do BRB sobre compra do Master
OpenAI levanta US$ 40 bilhões na maior rodada privada de tecnologia da história
Michael Klein solicita assembleia para destituir membros do conselho da Casas Bahia e se eleger ao cargo
Henrique Fernandez assume como novo CEO da Intelbras e sucede Altair Silvestri
Em meio à expectativa por 'tarifaço de Trump', conversa entre Brasil e EUA é adiada