Trump mostra placa com tarifas aos países

CNBC ‘Precisamos saber quanto as coisas vão custar’, diz dono de negócio em meio as tarifas de Trump

Brasil

Minha Casa Minha Vida impulsiona crescimento do setor imobiliário no Brasil

Publicado 18/11/2024 • 11:55 | Atualizado há 6 meses

Agência Estado

KEY POINTS

  • No terceiro trimestre de 2024, os lançamentos do MCMV totalizaram 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em comparação com o mesmo período de 2023
  • Esses lançamentos representaram 50% do total de lançamentos no mercado, um crescimento em relação aos 46% do ano anterior
  • Desde o ano passado, o MCMV passou por ajustes significativos, como a redução de juros e aumento de subsídios
Pessoa segurando chave de casa

Chaves de uma casa

Foto: Unsplash

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) voltou a impulsionar o crescimento do setor imobiliário no Brasil, segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde o ano passado, o MCMV passou por ajustes significativos, como a redução de juros, aumento de subsídios, ampliação do prazo de financiamento e aumento do valor dos imóveis elegíveis, além de cortes de impostos. Essas medidas ampliaram o poder de compra da população e a margem de lucro das incorporadoras.

Crescimento nos lançamentos e vendas do MCMV

No terceiro trimestre de 2024, os lançamentos do MCMV totalizaram 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Esses lançamentos representaram 50% do total de lançamentos no mercado, um crescimento em relação aos 46% do ano anterior. As vendas do programa atingiram 46.142 unidades, um aumento de 46,9% na mesma base de comparação anual, correspondendo a 44% do total de vendas, frente a 39% um ano antes.

Especialistas destacam efeitos das mudanças no programa

O economista e conselheiro da CBIC, Celso Petrucci, destacou: “Já conseguimos sentir todos os efeitos plenos dos ajustes no Minha Casa Minha Vida feitos no ano passado”. Marcos Kahtalian, sócio e fundador da consultoria Brain, também comentou: “A resposta do setor ao MCMV foi muito rápida, reagindo após as mudanças no programa”.

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

MAIS EM Brasil