Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
IA brasileira acelera descoberta precoce do câncer de pele; explica CEO da AI Patholog
Publicado 01/04/2025 • 12:57 | Atualizado há 4 meses
Exclusivo CNBC: CEO da Beast Industries diz como empresa se tornou gigante e revela estratégias de Mr. Beast, o maior youtuber no mundo
Trump anuncia conservador E.J. Antoni como novo chefe do Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos EUA
Sam Altman diz que AGI, ou IA de nível humano, é “um termo não muito útil” — e ele não está sozinho
Stitch Fix pode se recuperar? Um olhar sobre o retorno da empresa ao crescimento
Ford anuncia investimento de US$ 2 bilhões em fábrica de veículos elétricos baratos nos EUA
Publicado 01/04/2025 • 12:57 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O Nevo, sistema de software da AI Pathology, foi criado para auxiliar na detecção rápida e eficiente do câncer de pele, o mais frequente no Brasil, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (1), Willian Peter Boelcke, CEO da AI Pathology, explicou a importância da inteligência artificial para o diagnóstico precoce da doença.
Segundo ele, o Nevo é um algoritmo de IA desenvolvido no Brasil, um país com grande diversidade de tipos de pele, possibilitando a democratização do acesso à triagem.
Boelcke afirmou que, a partir de uma simples foto tirada pelo celular, o sistema consegue identificar de maneira eficiente lesões potencialmente malignas, acelerando o encaminhamento de pacientes que realmente necessitam de atendimento.
Ele destacou que, em menos de 30 segundos, a IA consegue analisar a imagem e oferecer um diagnóstico inicial, permitindo ao médico dar o devido andamento ao tratamento.
O CEO completou que a expectativa é que, até o final do ano, o algoritmo seja aprimorado com um banco de dados contendo mais de um milhão de imagens. Ele ressaltou que esse avanço deve melhorar ainda mais os índices de acerto do software, reduzindo falsos positivos e falsos negativos.
Boelcke também enfatizou que o Brasil, por sua ampla miscigenação e influência de diversas nacionalidades, possui uma das maiores variedades de tons de pele do mundo. Isso torna a base de dados brasileira especialmente robusta para o desenvolvimento de inteligência artificial na área da saúde.
Essa diversidade permite criar uma IA altamente confiável e precisa, diferente do que ocorre em grandes instituições dos Estados Unidos e Europa, cujas bases de dados são compostas majoritariamente por imagens de pele branca, segundo ele.
Boelcke afirmou que esse viés reduz a eficácia dos modelos nesses países, enquanto a abordagem brasileira possibilita não somente a democratização do diagnóstico no país, mas também a exportação dessa tecnologia para todo o mundo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Uber lança selo de 'verificado' como medida de segurança; veja como funciona
Dono da Ultrafarma é preso em operação do MP contra corrupção de auditores fiscais
Lula liga para Xi Jinping, pede apoio para a COP30 e discute com presidente chinês investimentos bilaterais em novos setores
Banco Central planeja lançar Pix Parcelado em setembro: quem vende vai receber tudo na hora; quem paga poderá dividir a conta
Gayer: Reunião de Lula sobre plano de contingência contra tarifaço termina sem anúncio, que não tem data para ocorrer