Aeroporto do Galeão (RJ) bate recorde de turistas internacionais, com quase meio milhão de desembarques só em 2025
Publicado 01/04/2025 • 17:33 | Atualizado há 2 dias
Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos
OpenAI e Anthropic miram estudantes universitários com novos anúncios de IA para educação
Gigantes europeias querem alternativa ao Starlink nos próximos meses
Xiaomi bate recorde em março na corrida dos EVs na China
YouTube anuncia novos recursos para Shorts em meio a possível proibição do TikTok nos EUA
Publicado 01/04/2025 • 17:33 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Aeroporto do Galeão
Wikipedia
Mais de 473 mil turistas internacionais desembarcaram no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), nos dois primeiros meses de 2025. Esse é o maior volume de estrangeiros para o período desde 1977. O aeroporto tem recebido novos voos desde 2023, após um processo de reestruturação da malha aérea que atende a capital fluminense.
De acordo com a concessionária RIOGaleão, o levantamento não inclui totalmente os números da época do Carnaval, no início de março. O trabalho de reestruturação incluiu a redistribuição da quantidade de viagens operadas no Aeroporto Santos Dumont, também situado na capital fluminense, e contou com a participação do Ministério do Turismo (MTur), da Prefeitura Municipal do Rio, e outros órgãos do Governo Federal.
O ministro Celso Sabino (Turismo), destacou os benefícios da união de esforços na área. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, enfatizou.
NACIONAL — Os números de turistas estrangeiros também bateram recorde a nível nacional. No primeiro bimestre de 2025, o Brasil contabilizou a maior entrada de turistas internacionais da história, com 2,81 milhões de chegadas de pessoas de outros países aos destinos nacionais. O número representa um crescimento de 57% comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do MTur, Embratur e Polícia Federal.
AÇÕES — O Ministério do Turismo desenvolve várias ações no sentido de incrementar a conectividade aérea do Brasil junto a outros países. Uma delas é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), iniciativa em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. No primeiro edital do PATI, no ano passado, houve um investimento de R$3,3 milhões e a captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros rumo ao Brasil.
CAMPANHAS — O MTur também tem firmado protocolos de intenções com empresas aéreas nacionais, no âmbito do Programa “Conheça o Brasil: Voando”, para ampliar a oferta de “stopover”. A modalidade permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem. A cooperação envolve, ainda, campanhas conjuntas de marketing para promover destinos brasileiros e a plotagem de aeronaves com imagens de destinos locais, entre outras ações.
VISIBILIDADE — A estratégia do Governo Federal de ampliar a visibilidade do Brasil no cenário turístico global ganhou um novo reforço no mês de março, com o início das atividades do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ). Fruto da articulação do MTur, a unidade é a primeira representação da entidade nas Américas e no Caribe e será essencial para atrair visitantes, eventos e investimentos à região.
*Com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
'Tomaremos todas as medidas cabíveis', diz Lula sobre as tarifas recíprocas de Trump
Do banco aos holofotes: como Vorcaro, CEO do Master, transforma imagem em influência
Brasil pode se beneficiar com o tarifaço global ao melhorar relação comercial com a China, diz especialista da XP
Ibovespa resiste ao tarifaço de Trump e fecha perto da estabilidade; dólar tem menor valor desde 14 de outubro
Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos