‘Podemos crescer muito em setores como peixe, frutas e leite com a nova realidade comercial’, diz ex-ministro da Agricultura
Publicado 03/04/2025 • 21:20 | Atualizado há 2 meses
Rússia: o rublo dispara e se torna a moeda de melhor desempenho do ano
Trump anuncia negociações comerciais entre EUA e China em Londres na próxima semana
Empresa de criptomoedas dos gêmeos Winklevoss abre pedido confidencial de IPO
Trump considera se livrar de seu Tesla após desentendimento com Elon Musk
Em meio a preocupações com tarifas, Walmart busca clientes mais jovens
Publicado 03/04/2025 • 21:20 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O setor agropecuário brasileiro, que tem os Estados Unidos como um dos principais destinos de exportação, pode sentir os impactos do aumento de tarifas de importação de 10% anunciado por Donald Trump. No entanto, especialistas acreditam que, apesar do desafio, o Brasil pode encontrar novas oportunidades em outros mercados.
De acordo com Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, a tarifa de 10% não coloca o Brasil em uma posição pior do que seus concorrentes. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo, ele explicou: “Essa análise não pode ser feita individualmente. O Brasil está sendo analisado dentro do contexto mundial. A tarifa de 10% é a menor tarifa. Então, os nossos concorrentes estão na mesma situação.” Rodrigues ressaltou que, em termos relativos, o Brasil não está em uma posição mais difícil do que os outros países exportadores.
Embora produtos como carne, café e suco de laranja, que têm forte presença no mercado dos EUA, possam sofrer um aumento nos preços devido à tarifa, ele não vê grandes riscos de uma queda nas exportações. “A nossa tarifa é a mais baixa do mundo, e os países concorrentes terão as mesmas tarifas ou até maiores”, destacou.
Rodrigues também vê o aumento das tarifas como uma oportunidade para o Brasil conquistar novos mercados, especialmente na Ásia e na Europa. “Pode ser que abra novos mercados na China, como também em outros países asiáticos, cujas tarifas subiram muito acima de 30% ou 40%”, disse. Ele ainda acredita que a União Europeia, terceiro maior mercado para o agronegócio brasileiro, pode ser uma chance estratégica de crescimento.
Além disso, o ex-ministro apontou áreas promissoras para o Brasil explorar, como peixe, frutas e leite. “O Brasil tem 8.000 km de costa e 12% da água do mundo, mas não temos nenhum pedaço de peixe no comércio mundial. Isso é algo que podemos crescer muito. Além disso, somos o terceiro maior produtor mundial de frutas, mas ocupamos apenas o 25º lugar no mercado mundial. Temos um espaço gigante para crescer nesse setor”, afirmou.
Rodrigues ainda destacou o potencial do Brasil para aumentar suas exportações de leite, trigo e algodão, produtos nos quais o país tem chances de expandir suas vendas. “O Brasil é o maior exportador mundial de algodão e está crescendo também em carne suína. Temos muito espaço para crescer em várias atividades”, completou.
Em relação à situação atual, o ex-ministro finalizou: “A base é negociação, diplomacia e entendimento. É preciso muito diálogo e uma discussão construtiva para que possamos aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Gol conclui reestruturação financeira nos EUA e reforça posição no mercado latino-americano
BC publica regras para evitar fraudes por empresas no Pix automático
Por que a Inteligência Artificial não pode substituir o médico
Lula afirma que acordo com UE será assinado antes do Brasil deixar presidência do Mercosul
Fortuna de Rihanna encolhe 29% e revela desafio das marcas de celebridades no mercado