Fundo de Tanure pede reformulação no GPA; decisão sai em 5 de maio
Publicado 04/04/2025 • 13:45 | Atualizado há 3 semanas
Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 04/04/2025 • 13:45 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
Nelson Tanure
Wikipedia
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para o dia 5 de maio, conforme comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira (3). A solicitação partiu do fundo Saint German, ligado ao empresário Nelson Tanure, e tem como objetivo deliberar sobre a destituição integral do atual conselho de administração da companhia.
O fundo, administrado pela Trustree Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, também propôs que o novo colegiado seja composto por nove membros, com mandato unificado de dois anos.
Dos nove nomes atualmente no conselho da companhia, apenas Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira, Marcelo Pimentel e Cristophe José Hidalgo permanecem na nova chapa sugerida pelo fundo. Os demais indicados são Helene Esther Bitton, Rodrigo Tostes Solon de Pontes, Pedro de Moraes Borba, Líbano Miranda Barroso, Eliana Ambrósio Chimenti e Sebastián Dario Los.
O Saint German ainda indicou Iabrudi para a presidência do conselho e Hidalgo para a vice-presidência.
Leia também:
Após fundo de Tanure pedir troca do conselho, ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) sobem 13,6%
Conheça a história do Grupo Pão de Açúcar
Em documento anexo ao pedido, o fundo destacou que a iniciativa visa “realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a companhia” e afirmou não ter a intenção de “alterar substancialmente o direcionamento geral dos negócios sociais”. O objetivo declarado é manter as atividades e o plano de negócios alinhados às práticas da atual administração.
O Saint German enfatiza, no entanto, que a sustentabilidade da companhia “depende diretamente da sua capacidade de gerenciar e reduzir suas obrigações”. Segundo o fundo, um alto nível de endividamento pode comprometer a liquidez e limitar a capacidade de investimento em oportunidades de crescimento.
Entre as estratégias sugeridas para reduzir o endividamento estão a venda de ativos considerados non-core, a reavaliação e priorização de investimentos, além da otimização do capital de giro. “O foco em um balanço sólido permitirá que a companhia tenha mais flexibilidade em suas operações e uma maior capacidade de crescimento”, destaca o documento.
Além disso, o fundo reforça que uma gestão eficiente de custos e despesas é “crucial para maximizar a rentabilidade da companhia”. A recomendação é revisar itens como despesas com aluguéis, custos corporativos e outras despesas gerais, identificando oportunidades de redução sem comprometer a capacidade da empresa de atrair e reter talentos executivos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Dólar americano cai ao menor valor em 3 anos após ameaças de Trump a presidente do Fed
CNBC Daily Open: Investidores ficam cautelosos com ativos dos EUA enquanto Trump intensifica ataques a Powell
Lula e Janja irão ao funeral do Papa Francisco em Roma
Funeral do Papa Francisco é marcado para o sábado (26)
CEO da Lindt diz que não há recuperação à vista para o mercado de cacau em dificuldades e fala de impactos limitados das tarifas de Trump no negócio