Dow despenca 1.000 pontos, apagando parte do rali histórico de quarta-feira
Publicado 10/04/2025 • 18:55 | Atualizado há 1 uma semana
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 10/04/2025 • 18:55 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Traders trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York na abertura do pregão em 10 de abril de 2025.
Charly Triballeau | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
As ações caíram nesta quinta-feira (10), devolvendo parte dos ganhos do rali histórico visto na sessão anterior, após o presidente Donald Trump anunciar uma suspensão de 90 dias em algumas de suas tarifas “recíprocas”. Investidores se preocuparam que, mesmo com a pausa temporária em algumas das tarifas, a atividade econômica será desacelerada pela imposição de tarifas muito mais altas à China por parte de Trump.
O S&P 500 despencou 3,46% e fechou em 5.268,05, enquanto o Nasdaq Composite caiu 4,31%, encerrando em 16.387,31. O Dow Jones Industrial Average caiu 1.014,79 pontos, ou 2,5%, encerrando em 39.593,66.
Entre os destaques de queda estavam Apple e Tesla, que recuaram 4,2% e 7,3%, respectivamente. A Nvidia perdeu quase 6%, enquanto a Meta Platforms caiu quase 7%.
As perdas se intensificaram depois que a Casa Branca confirmou à CNBC nesta quinta-feira que a tarifa acumulada sobre a China totalizaria, na verdade, 145%. Isso consiste na nova tarifa de 125% sobre bens, além da taxa de 20% aplicada em resposta à crise do fentanil.
Mesmo assim, Trump disse à tarde que não descarta uma extensão da pausa nas tarifas.
“Teremos que ver o que acontece naquele momento,” disse Trump em uma reunião do gabinete.
Aqui estão as tarifas atualmente em vigor:
Os movimentos do mercado nesta quinta-feira anularam parte dos ganhos da disparada histórica de quarta-feira (9), na qual o S&P 500 subiu mais de 9%, registrando seu terceiro maior ganho em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial. O Dow também teve seu maior avanço percentual desde março de 2020, enquanto o Nasdaq registrou seu maior ganho diário desde janeiro de 2001 e seu segundo melhor dia da história.
“Os investidores caíram na real,” disse Melissa Brown, diretora administrativa de pesquisa aplicada da SimCorp. “A incerteza é um grande problema porque a taxa de 145% pode ser um número diferente amanhã. É muito difícil prever um fundo ou um topo porque as coisas mudaram demais na narrativa e na percepção dos investidores.”
O rali começou após Trump anunciar uma redução temporária nas tarifas para a maioria dos países, para 10% por 90 dias. No entanto, Canadá e México não estarão sujeitos a essa tarifa adicional de 10%. A União Europeia anunciou nesta quinta-feira uma pausa semelhante de 90 dias nas tarifas sobre bens dos EUA.
Apesar do otimismo inicial em resposta à suspensão de 90 dias, muitos em Wall Street acreditam que o mercado ainda não está livre dos riscos. Mesmo com o adiamento de algumas tarifas, o aumento nas tarifas sobre a China coloca a taxa efetiva em um nível historicamente alto, segundo o Morgan Stanley.
“Os adiamentos ajudam, mas não reduzem a incerteza,” escreveu Michael Gapen, economista-chefe dos EUA no Morgan Stanley, em nota nesta quinta-feira.
______
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.