Tesla suspende importação para a China de dois modelos de veículos fabricados nos EUA
Publicado 11/04/2025 • 13:14 | Atualizado há 4 dias
OpenAI considera criar rede social para competir com X, de Elon Musk
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, considerou separar o Instagram do Facebook em 2018
Gigante do petróleo BP é vista como alvo ideal de aquisição
Tarifas de Trump liquidaram títulos do Tesouro dos EUA, mas quem está por trás da venda desses papeis?
Trump ‘destrói’ credibilidade com aliados e beneficia China, diz ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton
Publicado 11/04/2025 • 13:14 | Atualizado há 4 dias
Tesla suspende importação para a China de dois veículos fabricados nos EUA.
Pixabay
A Tesla, fabricante de carros elétricos do Elon Musk, interrompeu o recebimento de novos pedidos dos veículos Model S e Model X em seu site chinês nesta sexta-feira (11). Os modelos são fabricados nos Estados Unidos e importados para a China. A medida ocorre em meio à escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Os novos pedidos para os dois veículos também não estavam mais disponíveis na conta do mini programa WeChat da montadora na China. Procurada, a Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Embora a empresa não tenha dado um motivo para a decisão, ela ocorre em um momento em que China e EUA estão envolvidos em uma crescente guerra comercial. A China elevou suas tarifas sobre importações americanas para 125% nesta sexta-feira (11), após a decisão do presidente Donald Trump de aumentar as taxas sobre produtos chineses para 145%.
Leia também:
Tarifas americanas mais altas aumentam significativamente o custo de varejo para os consumidores chineses, tornando esses carros mais caros do que os veículos elétricos (EVs) produzidos localmente.
A empresa sediada em Austin, Texas, é a menos afetada pelas tarifas de Trump entre as montadoras, devido à sua produção amplamente doméstica para vendas nos EUA.
A montadora americana fabrica os carros Model 3 e Model Y em sua fábrica em Xangai para venda no país e exportação para mercados como a Europa, representando a grande maioria de suas vendas.
A China importou 1.553 carros Model X e 311 carros Model S em 2024, disse Li Yanwei, analista da China Auto Dealers Association.
Os dois modelos representaram menos de 0,5% das entregas da Tesla de mais de 657.000 veículos no ano passado.
A crescente concorrência da BYD e de outros fabricantes locais também afetou as vendas dos veículos da Tesla na China.
As entregas da categoria que inclui os modelos sedan e SUV premium da Tesla e o Cybertruck caíram 25% no primeiro trimestre globalmente, em grande parte devido à falta de atualizações nos veículos e à reação negativa à política do CEO Elon Musk.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.