Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Preço do chocolate e impostos limitam avanço nas vendas de Páscoa neste ano, aponta ACSP
Publicado 15/04/2025 • 16:20 | Atualizado há 4 meses
OpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Hertz venderá nos EUA veículos usados online por meio de parceria com Amazon Autos
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 15/04/2025 • 16:20 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Marcelo Camargo/Agência Brasil
As vendas de Páscoa deste ano devem permanecer estáveis em relação a 2024, segundo projeções da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). De acordo com o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, a pressão sobre o bolso dos consumidores limita o crescimento do comércio nesta data comemorativa.
“Apesar de o emprego e a renda continuarem crescendo, os fortes aumentos do preço do chocolate, motivados pela disparada no preço do cacau, num contexto de elevado endividamento e alta inflação de produtos básicos, deverão deixar o volume de vendas praticamente igual ao ano passado”, disse.
Leia também:
O impacto deve ser mais concentrado nos supermercados e hipermercados, setores que lideram as vendas de produtos típicos da época. “Para o varejo, a Páscoa não representa uma data particularmente crucial, pois a maioria das vendas se concentra em produtos alimentícios, com destaque para os ovos de chocolate”, disse Gamboa.
O peso da tributação também aparece como obstáculo. Dados do Impostômetro mostram que 38,25% do valor de um ovo de Páscoa corresponde a impostos. Produtos como o vinho importado, outro item comum nas comemorações, chegam a ter carga tributária de 64,57%.
Em um exemplo citado pela ACSP, ao pagar R$ 54,38 por uma garrafa, o consumidor desembolsa apenas R$ 19,27 pelo produto em si, enquanto os outros R$ 35,11 vão para os tributos.
Mesmo o vinho nacional, com menor incidência, tem taxa média de 45,56%. Já os ovos caseiros, alternativa buscada tanto por consumidores quanto por pequenos empreendedores, também sofrem com os tributos: o chocolate tem carga de 38,25%; o papel celofane, 39,11%; e a fita adesiva usada na embalagem, 40,06%.
Para João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o modelo tributário atual prejudica principalmente os consumidores de menor renda.
“Os altos impostos sobre os produtos de Páscoa limitam o poder de compra dos consumidores, impedindo que muitos adquiram itens de melhor qualidade nesse período”, disse. Segundo Olenike, o sistema brasileiro, focado na taxação do consumo, penaliza de forma mais severa as classes mais baixas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir ’25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos’
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Mercado de M&A avança no 2º semestre com juros estáveis e valuations atrativos