estagflação

CNBC Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano

Mundo

Putin anuncia ‘trégua de Páscoa’ na Ucrânia, a pausa mais longa em 3 anos de conflito

Publicado 19/04/2025 • 15:04 | Atualizado há 14 horas

AFP

Rússia Ucrânia

Rússia Ucrânia

Foto: REUTERS/Sofiia Gatilova

O presidente russo Vladimir Putin anunciou, neste sábado (19), uma trégua de Páscoa surpresa na Ucrânia, com duração até a meia-noite de domingo, no que seria a pausa mais significativa nos combates ao longo do conflito de três anos.

Leia também:

A ordem de curto prazo para que as tropas russas interrompam toda a atividade de combate — que a Ucrânia não confirmou se seguirá — ocorre após meses de pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que Moscou e Kiev concordassem com uma trégua.

Até agora, ele não conseguiu extrair nenhuma concessão importante do Kremlin, e os EUA ameaçaram se retirar das negociações se nenhum progresso for feito.

“Hoje, das 18h (15h GMT) até a meia-noite de domingo (21h GMT de domingo), o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa”, disse Putin em comentários televisionados durante uma reunião com o chefe do Estado-Maior General russo, Valery Gerasimov.

Alertas de ataque aéreo soaram em toda a Ucrânia na tarde de sábado, inclusive na capital Kiev, mas cessaram logo quando a ordem de Putin aparentemente entrou em vigor.

A Páscoa, um feriado importante para os cristãos, é celebrada no domingo.

Putin disse que a trégua foi motivada por “razões humanitárias”.

“Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo, enquanto nossas tropas devem estar prontas para resistir a possíveis violações da trégua e provocações do inimigo”, disse Putin.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky respondeu com ceticismo em uma postagem nas redes sociais, acusando Putin de tentar “brincar com vidas humanas”.

Ele não disse se a Ucrânia interromperia os combates durante o período.

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andriy Sybiga, disse que as declarações de Putin não eram confiáveis e que a Ucrânia estava esperando por “ações, não palavras”, depois que Putin rejeitou anteriormente um cessar-fogo total e incondicional proposto de 30 dias.

Andriy Kovalenko, um oficial ucraniano encarregado de combater a desinformação, publicou no X que “os russos em todas as frentes continuam atirando como antes. Principalmente no Leste.”

Na cidade ucraniana de Kramatorsk, no leste, perto da linha de frente, soldados disseram à AFP que qualquer trégua não teria um impacto duradouro.

“Mortes continuarão”

Putin “pode estar fazendo isso para dar alguma esperança ou para mostrar sua humanidade. Mas, de qualquer forma, é claro que não confiamos na Rússia”, disse Dmitry, um soldado de 40 anos.

“Essas 30 horas não levarão a nada, não vejo nenhum resultado. As mortes de nosso povo e do deles continuarão 100%”, acrescentou.

Rússia e Ucrânia também realizaram, neste sábado, uma grande troca de prisioneiros de guerra, com cada lado dizendo que havia devolvido mais de 240 combatentes capturados.

A Rússia, na sexta-feira, abandonou uma moratória nos ataques a alvos de energia ucranianos, depois que cada lado acusou o outro de quebrar um suposto acordo sem nenhum acordo formal em vigor.

A última proposta de trégua mostrará “quão sincera é a prontidão do regime de Kiev, seu desejo e capacidade de observar acordos e participar de um processo de negociações de paz”, disse Putin.

Zelensky disse que ataques de drones estavam em andamento pouco antes da ordem de Putin entrar em vigor.

“Mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas — neste momento, alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia”, escreveu Zelensky no X, cerca de 15 minutos antes da ordem entrar em vigor.

“Drones Shahed (de ataque) em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, acrescentou o presidente, sem dizer se a Ucrânia observaria a trégua proposta.

O alerta aéreo em Kiev parou exatamente às 15h GMT.

Tentativas anteriores de realizar cessar-fogo para a Páscoa em abril de 2022 e o Natal Ortodoxo em janeiro de 2023 não foram implementadas, pois ambos os lados não conseguiram chegar a um acordo.

A Ucrânia concordou no mês passado com a proposta de Trump de um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias, apenas para Putin rejeitá-la.

Em Kramatorsk, um soldado, Vladislav, 22, lembrou um acordo de cessar-fogo logo após o início das hostilidades armadas em 2014, ano em que a Rússia tomou a península da Crimeia da Ucrânia.

Essa trégua entrou em colapso dias depois.

“Sinto que vai começar de novo depois de um tempo, e vai continuar e continuar”, disse ele sobre o conflito.

Troca de prisioneiros

Ucrânia e Rússia disseram que cada um havia devolvido 246 soldados mantidos como prisioneiros de guerra em uma troca mediada pelos Emirados Árabes Unidos.

Zelensky disse que o total de prisioneiros de guerra devolvidos agora era de 4.552.

Gerasimov também disse que as tropas russas retomaram quase todo o território tomado pela Ucrânia na região de Kursk em uma incursão iniciada em agosto.

“A maior parte do território… agora está libertada. São 1.260 quilômetros quadrados, 99,5%”, disse Gerasimov a Putin.

A Rússia disse anteriormente, neste sábado, que havia retomado a penúltima vila ainda sob controle ucraniano em sua região fronteiriça de Kursk.

Kiev esperava usar seu controle sobre a região como moeda de troca nas negociações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo