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Economia Brasileira

Sócio da Conta Black quer facilitar acesso de clientes negros a serviços financeiros

Publicado 20/11/2024 • 18:28 | Atualizado há 5 meses

Duda Gomes, para o Times Brasil

KEY POINTS

  • Definido como ‘negócio de impacto’ o banco propõe medidas sociais e ambientais.
  • Networking com empreendedores negros foi o estopim para o nascimento da Startup.

A Conta Black é um hub de produtos e serviços financeiros que se propõe a facilitar a abertura de contas, empréstimos e crédito para pessoas negras e de periferia. 

A companhia dá palestras e cursos sobre educação financeira, auxilia pessoas que querem acessar linhas de empréstimos ou buscam crédito para seus empreendimentos. A empresa também dá consultoria para facilitar a abertura de empresas por pessoas pretas. 

A Conta Black nasceu como uma startup e, inicialmente, só tinha alguns poucos clientes que acreditaram no negócio.

Portas fechadas

O publicitário Sérgio All, um dos fundadores, conta que pensou em abrir a Conta Black há 15 anos, quando teve uma experiência ruim com um banco.

Ele era dono de uma agência de publicidade e precisava de um empréstimo, mas não conseguiu acessar nenhuma linha de crédito (mesmo não tendo nenhuma pendência, como dívida ou nome sujo).

O banco não tinha motivos evidentes para lhe negar o serviço e apenas pedia para que ele esperasse por um período de meses, até tentar novamente. Frustrado, pensou que queria ter o próprio banco.

Black money

Sua sócia, Fernanda Ribeiro, se juntou a ele e os dois fundaram a ONG Afro Business, em 2015, com o intuito de juntar empreendedores negros para facilitar o networking, oportunidades de empreendimento e parcerias entre eles, para gerar “black money” (dinheiro de pessos negras).

A partir de experiências coletivas, jantares e encontros promovidos pela ONG, Sérgio e Fernanda se deram conta que a negativa de empréstimos e créditos bancários para empreendedores negros não era um caso isolado, o que deu mais um pontapé para a criação da startup Conta Black, no ano de 2017.

Hoje em dia a companhia expande seus negócios para além do on-line e atuação nas redes sociais para alcançar mais clientes. 

Fernanda, sócia e comunicadora, também participa de palestras, eventos e promove cursos de educação financeira para pessoas negras e periféricas, facilitando o empreendedorismo nesse recorte social. 

Fernanda define a Conta Black como um ‘negócio de impacto’, porque além de empresa bancária, promove soluções sociais e ambientais. Em 2022, firmaram um compromisso no Pacto Global da ONU com relatório com suas medidas de ESG para os próximos 5 anos. 

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