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Inglesa MG volta ao Brasil em 2025 sob comando da gigante chinesa SAIC
Publicado 20/04/2025 • 12:26 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 20/04/2025 • 12:26 | Atualizado há 3 meses
MG ZS Hybrid+
Divulgação
Mais uma marca chinesa vai estrear no Brasil no segundo semestre. Trata-se da MG Motors. Sim, a tradicional montadora britânica faz parte da conhecida Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), uma das maiores montadoras do país oriental. Informações sobre a operação brasileira ainda são escassas, mas a MG deve surgir por aqui, inicialmente, com dois carros elétricos.
A famosa Morris Garages nasceu em 1924 em Oxford, na Inglaterra. Pouco tempo depois se fundiu com outra marca, a Austin, para formar a British Motor Company (BMC). Esta, por sua vez, virou British Leyland depois. Com uma série de crises financeiras ao longo do tempo, a MG, que já fazia parte do Grupo Rover, foi comprada pela BMW em 1994.
A administração alemã também não durou muito tempo e, após seis anos, a MG Rover foi novamente repassada devido a enormes prejuízos – dessa vez a um grupo de investidores. Especulações apontam que a marca chegou a ter uma dívida de 1,4 bilhão de libras (quase R$ 8 bilhões na cotação atual).
Em 2005, no entanto, começou a virada de chave. A estatal Nanjing Automobile Corporation (NAC) comprou a MG e a fábrica em Birmingham, na Inglaterra, em um negócio de 53 milhões de libras Curiosamente a NAC venceu uma disputa justamente com a SAIC. Mas aí, em dezembro de 2007, a gigante chinesa deu o ‘troco e adquiriu a NAC (e consequentemente a MG).
Parceira da General Motors na China, a SAIC aproveitou essa sinergia para usar tecnologias e motorizações a combustão da Chevrolet em carros da MG. O primeiro modelo totalmente novo da MG sob a supervisão chinesa foi o MG6, em 2011.
Em 2023, por exemplo, a GM vendeu aproximadamente 840 mil veículos ao redor do mundo. E o mercado externo representou 88% desse número, restando a China apenas 12%.
A MG já teve representação oficial no Brasil entre 2011 e 2013, mas sem nenhum brilho. Administrada por uma empresa independente, a marca vendeu apenas dois modelos por aqui: o hatch MG6 e o sedã MG 550;
Apesar do retorno ao País ainda engatinhar, a MG já testa carros por aqui. Um deles é o MG4, um hatch médio com design moderno, agressivo e powertrain elétrico para brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 03.
Com 4,39 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos (o mesmo de um Toyota Corolla), o MG4 fornece 163 cv ou até mais 400 cv de de potência e 61,1 mkgf de torque na versão mais potente. Com bateria de 64 kWh, o modelo tem autonomia de 385 km, segundo a marca.
O outro veículo, claro, é um SUV. O ES5 tem porte de Jeep Compass e vai brigar com BYD Yuan Plus, Neta X e Omoda E5. Tem um motor elétrico capaz de fornecer 170 cv e duas opções de bateria com capacidade de 49,1 kWh ou 62,2 kWh. A autonomia fica em 425 km ou 515 km, respectivamente.
Além da MG, a SAIC também é dona da Roewe – antiga Rover. A chinesa precisou mudar porque a Rover foi comprada pela Ford junto a BMW em 2006 e SAIC não conseguiu obter os direitos de usar o nome, ficando somente com os projetos e veículos. Esta produz carros a combustão e híbridos que também poderão chegar aqui por intermédio e com o logotipo da MG.
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