Renault vai cortar custos enquanto tarifas dos EUA afetam mercado automotivo
Publicado 24/04/2025 • 13:01 | Atualizado há 5 dias
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Publicado 24/04/2025 • 13:01 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
Montadora francesa vai cortar custos enquanto tarifas impactarem o mercado automotivo.
Divulgação/Renault
A montadora francesa Renault anunciou na quinta-feira (24) que buscará cortar ainda mais custos, já que as tarifas dos EUA estão abalando o mercado automotivo global.
A Renault não vende carros nos Estados Unidos, então não será diretamente afetada pela tarifa de 25% imposta sobre veículos fabricados na Europa. No entanto, as várias tarifas impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, geraram incerteza que pode enfraquecer o consumo global.
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“Em um ambiente macroeconômico muito instável, o Grupo Renault decidiu tomar medidas adicionais de redução de custos de forma proativa”, disse o diretor financeiro Duncan Minto em um comunicado, quando a montadora divulgou seus números de vendas do primeiro trimestre.
“Esses esforços vão melhorar nossa competitividade”, acrescentou.
A Renault manteve sua previsão para 2025 de uma margem bruta operacional superior a sete por cento.
A empresa superou o mercado com um aumento de 2,9% no número de veículos vendidos no primeiro trimestre, totalizando 564.980 unidades, embora a receita tenha caído 0,3% para 11,7 bilhões de euros (cerca de R$ 66,6 bilhões).
As vendas na Europa, maior mercado da Renault, aumentaram 2,8%, enquanto o número total de veículos vendidos na Europa caiu 1,9%, de acordo com dados da ACEA, uma associação de fabricantes de automóveis europeus.
A Renault informou que a participação de veículos híbridos nas vendas do primeiro trimestre na Europa aumentou 10,2 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 31,0%.
Os veículos elétricos representaram 13,2% das vendas da Renault no primeiro trimestre, um aumento de 5,1 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Os veículos elétricos representaram 15,2% das vendas no primeiro trimestre na UE, de acordo com a ACEA.
A Renault continua a se beneficiar da força de sua marca econômica Dacia, com o compacto Sandero mais uma vez sendo o veículo mais vendido na Europa no primeiro trimestre, segundo a montadora.
A Renault atribuiu sua força de vendas ao lançamento de vários novos modelos e afirmou que, até o final do ano, terá a linha mais atualizada na Europa.
As ações da Renault subiram 1,9% nas negociações ao meio-dia em Paris, que apresentavam uma queda de 0,5%.
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