CNBC Trump Org vende boné e camiseta “Trump 2028”, alimentando especulações sobre terceira candidatura à Casa Branca

Mundo

42% dos jovens americanos ‘mal conseguem sobreviver’ financeiramente, aponta pesquisa de Harvard

Publicado 24/04/2025 • 13:01 | Atualizado há 15 horas

CNBC

Redação CNBC

Pixabay

Jovens dos Estados Unidos têm demonstrado preocupação com sua situação financeira: cerca de 2 em cada 5 pessoas com menos de 30 anos afirmam que estão “lutando para fechar as contas” ou “sobrevivendo com pouca segurança”.

A constatação vem de uma pesquisa realizada entre 14 e 25 de março de 2025 pelo Instituto de Política da Universidade de Harvard, com 2.096 adultos entre 18 e 29 anos. O levantamento mostra que a insegurança financeira atinge com mais força mulheres, hispânicos e pessoas sem diploma universitário.

Segundo a pesquisa, a dificuldade financeira varia conforme o nível de escolaridade:

  • 50% daqueles que não estão na faculdade e não têm diploma;
  • 35% dos estudantes universitários;
  • 29% dos formados no ensino superior.

Vale destacar que pessoas com diploma universitário costumam estar em situação mais favorável do que os que continuam estudando, já que têm mais chances de ocupar empregos de tempo integral e com salários mais altos.

Os dados do levantamento da Harvard estão em linha com outras pesquisas recentes que indicam uma pressão crescente sobre a Geração Z, geralmente definida como adultos entre 18 e 28 anos.

Em uma pesquisa de janeiro de 2025 feita pelo Credit One Bank, 39% dos adultos da Geração Z disseram estar estressados com as finanças — o maior percentual entre todas as gerações. Esse grupo também relatou os menores níveis de confiança e controle sobre o próprio dinheiro.

Embora a pesquisa de Harvard não aponte causas específicas, muitos jovens podem estar sentindo o impacto da inflação persistente e da retomada dos pagamentos dos empréstimos estudantis — especialmente aqueles em início de carreira, fase em que os salários costumam ser mais baixos.

“Hoje, está muito caro pagar pelo básico de que todo mundo precisa — comida, moradia e transporte”, afirma John Bell, planejador financeiro certificado em Maryland.

Além disso, “muitos jovens se formam com altos níveis de dívida estudantil”, frequentemente em carreiras que não pagam o suficiente para quitar os empréstimos e cobrir as despesas básicas, acrescenta ele.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo