Cerveja sem álcool ganha espaço entre atletas e impulsiona negócios no Brasil; co-fundador da ETAP comenta
Publicado 24/04/2025 • 12:52 | Atualizado há 5 dias
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 24/04/2025 • 12:52 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
O mercado de cervejas sem álcool no Brasil tem registrado aumento de demanda, especialmente entre praticantes de esportes e consumidores ligados ao universo wellness. Para comentar o avanço desse segmento, o jornal Real Time, do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, entrevistou Eduardo Andrade, cofundador da marca ETAP.
Eduardo Andrade relatou que a decisão de empreender no setor surgiu após mudanças pessoais. “Eu sou um esportista mais velho. Entrei no universo do esporte mais adulto, depois de minha filha ter nascido, e mudei muitos hábitos da minha vida”, afirmou. Segundo ele, ao deixar de consumir bebidas alcoólicas, sentiu a necessidade de manter momentos sociais sem abrir mão da própria escolha. “Foi nisso que surgiu a ETAP, para mostrar que é possível celebrar a vida sem álcool”, completou.
O empresário destacou que, anos atrás, o mercado nacional não oferecia opções de cervejas sem álcool com boa experiência sensorial. “O universo de cervejas há anos não tinha técnica e produto que trouxessem ao consumidor um paladar saboroso”, disse.
Para mudar essa percepção, a marca investiu no desenvolvimento de receitas e insumos importados. “A gente trouxe leveduras importadas para o Brasil e fez parceria com uma cooperativa do Sul para desenvolver da forma que a gente queria”, explicou.
A ETAP começou com quatro estilos de cerveja: session IPA, golden, dry stout e sour de frutas vermelhas. Andrade contou que o objetivo foi criar produtos leves, próprios para consumo após treinos ou em ocasiões sociais, sem o efeito pesado associado a algumas bebidas alcoólicas.
Desde o lançamento, em 2023, a ETAP buscou aproximação com o público esportivo. Atualmente, a marca é patrocinadora oficial de eventos como Ironman Brasil, Maratona de São Paulo, Maratona de Florianópolis e Maratona de Curitiba.
Segundo Andrade, o público das competições atua como multiplicador. “O esportista é um disseminador e a gente percebe o quanto esse público consegue levar a marca para outros ambientes”, afirmou. O empresário citou como exemplo envios de produtos para o Amapá, estado fora da área inicial de atuação da marca, concentrada no Sudeste.
Durante a entrevista, Andrade comentou mudanças no comportamento de consumo das gerações mais jovens. Ele disse que o consumo de bebidas alcoólicas entre esse público é 30% menor do que o registrado entre as gerações anteriores. Para ele, fatores como a pandemia contribuíram para a ampliação da preocupação com a saúde e bem-estar.
“A gente vê as pessoas olhando para o universo da saúde, do cuidar de si mesmo, de uma maneira muito diferente”, afirmou. Segundo ele, apesar do estímulo cultural ao consumo de álcool permanecer, cresce o movimento de jovens e esportistas que buscam alternativas sem teor alcoólico para momentos de celebração.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Gerdau tem lucro líquido ajustado de R$ 756 milhões no 1º trimestre
Chefe da UE diz que "não há indicações" de que apagão na Espanha seja um ataque cibernético
Brasil vai aproveitar oportunidades geradas por tarifaço, diz ministro da Agricultura sobre a China
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute
IBM, Apple e Eli Lilly anunciam investimentos bilionários nos EUA, de olho em promessas de Trump