Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA ‘não podem se dar ao luxo’ de ficar atrás da China na corrida por um computador quântico, diz presidente da Microsoft
Publicado 28/04/2025 • 18:13 | Atualizado há 4 meses
BREAKING NEWS
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 28/04/2025 • 18:13 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Pexels.
Fachada Microsoft.
Os EUA não podem se dar ao luxo de ficar atrás da China na corrida por um computador quântico funcional, escreveu o presidente da Microsoft, Brad Smith, na segunda-feira (28).
O presidente Donald Trump e o governo dos EUA precisam priorizar o financiamento para a pesquisa quântica, ou a China poderá ultrapassá-los, colocando em risco a competitividade e a segurança econômica, escreveu Smith.
Leia mais:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Secretário do Tesouro dos EUA, Bessent, diz que cabe à China ‘desescalar’ as tensões comerciais
“Embora a maioria acredite que os Estados Unidos ainda detenham a liderança, não podemos nos dar ao luxo de descartar a possibilidade de uma surpresa estratégica ou que a China já esteja em pé de igualdade com os Estados Unidos”, escreveu Smith. “Simplificando, os Estados Unidos não podem se dar ao luxo de ficar para trás ou, pior, perder a corrida completamente.”
A posição da Microsoft é o sinal mais recente de que a pesquisa em computação quântica está começando a esquentar entre grandes empresas de tecnologia e investidores que buscam a próxima tecnologia que possa rivalizar com o boom da inteligência artificial.
Smith pede que o governo Trump aumente o financiamento para a pesquisa quântica, renove a Lei da Iniciativa Quântica Nacional e expanda um programa de testes de computadores quânticos da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, ou DARPA. O executivo da Microsoft também está pedindo à Casa Branca que expanda o fluxo educacional de pessoas que tenham habilidades em matemática e ciências para trabalhar em máquinas quânticas, acelere a imigração de doutores com habilidades quânticas e que o governo compre mais peças de computadores relacionadas à computação quântica para construir uma cadeia de suprimentos nos EUA.
A Microsoft não detalhou como a superação da China pelos EUA em tecnologia de computação quântica colocaria em risco a segurança nacional, mas um funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) discutiu no ano passado o que poderia acontecer se a China ou outro adversário surpreendesse os EUA construindo um computador quântico primeiro.
O funcionário, Gil Herrera, Diretor de Pesquisa da NSA, disse que, se tal evento “cisne negro” acontecesse, os bancos poderiam não conseguir manter as transações privadas porque um computador quântico poderia quebrar sua criptografia, de acordo com o Washington Times. Um computador quântico em funcionamento também poderia quebrar dados criptografados existentes que geralmente são compartilhados publicamente de forma embaralhada, o que poderia revelar segredos sobre os sistemas de armas nucleares dos EUA.
Em fevereiro, a Microsoft anunciou seu mais recente chip quântico chamado Majorana, alegando ter inventado um novo tipo de matéria para desenvolver o protótipo do dispositivo. No ano passado, o Google anunciou o Willow, um novo dispositivo que a empresa alegou ser um “marco” por ser capaz de corrigir erros e resolver um problema matemático em cinco minutos, o que levaria mais tempo do que calcular a idade do universo em um computador tradicional.
Enquanto os computadores que as pessoas estão acostumadas a usar bits que são 0 ou 1 para fazer cálculos, os computadores quânticos usam “qubits”, que acabam sendo ativados ou desativados com base na probabilidade. Especialistas afirmam que os computadores quânticos eventualmente serão úteis para problemas com possibilidades quase infinitas, como simulações químicas ou trajetos de entregas.
Mas os computadores quânticos atuais estão longe desse ponto, e muitos participantes da indústria de computadores dizem que pode levar décadas para que os computadores quânticos atinjam seu potencial.
O chip da Microsoft, Majorana, tem oito qubits, mas a empresa afirma ter como meta atingir pelo menos 1 milhão de qubits para um chip comercialmente útil. A Microsoft precisa construir um dispositivo com algumas centenas de qubits antes de começar a avaliar se ele é confiável o suficiente para os clientes.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Seis pessoas já foram presas na Operação Ícaro, que investiga esquema de corrupção que envolve Ultrafarma e Fast Shop
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
Nada está fora da mesa de negociações: Trump e Putin se preparam para se encontrar no Alasca
Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas