O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBC Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA

Tecnologia & Inovação

OpenAI afirma que organização sem fins lucrativos manterá controle da empresa, cedendo à pressão externa

Publicado 05/05/2025 • 16:51 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A OpenAI disse nesta segunda-feira que continuará sendo controlada por uma organização sem fins lucrativos enquanto se reestrutura para se tornar uma entidade comercial.
  • Fundada como um laboratório sem fins lucrativos em 2015, a OpenAI tem enfrentado pressão de líderes civis e pesquisadores de IA em sua tentativa de se tornar uma empresa com fins lucrativos.
  • “O resumo é que, com a estrutura que estamos considerando, a organização sem fins lucrativos continuará no controle da OpenAI,” disse o presidente Bret Taylor em uma postagem no blog.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo/File Photo

A OpenAI cedeu à pressão de líderes civis e ex-funcionários e anunciou, em uma postagem no blog da empresa na segunda-feira, que sua organização sem fins lucrativos manteria o controle da empresa – mesmo enquanto se reestrutura para se tornar uma corporação com fins públicos.

A empresa, que é apoiada pela Microsoft e foi recentemente avaliada em US$ 300 bilhões em uma rodada de financiamento liderada pelo SoftBank, disse que tomou a decisão após discutir o assunto com os procuradores gerais da Califórnia e Delaware.

“O resumo é que, com a estrutura que estamos considerando, a organização sem fins lucrativos continuará no controle da OpenAI”, disse Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI, em uma videochamada com jornalistas.

“Vamos converter a empresa de responsabilidade limitada, que é uma subsidiária dessa organização sem fins lucrativos, em uma corporação com fins públicos. Ao fazer isso, mudará a estrutura acionária dessa empresa, permitindo que funcionários, investidores e a organização sem fins lucrativos possam possuir ações dessa PBC”, completou.

Taylor disse que a OpenAI contratou consultores financeiros externos para aconselhar sobre a recapitalização. Ele se recusou a compartilhar qual seria a participação da organização sem fins lucrativos na empresa.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou na chamada que estava “muito feliz que a organização sem fins lucrativos e a PBC terão a mesma missão”. Altman disse ainda que o conselho e as partes interessadas concordaram com a decisão.

OpenAi x Elon Musk

Atualmente, a OpenAI está envolvida em uma disputa legal acirrada com Elon Musk, que cofundou o grupo como um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos em 2015. Musk está tentando impedir que a OpenAI se converta em uma empresa com fins lucrativos, enquanto compete no mercado de IA generativa com sua própria startup, a xAI.

Altman foi questionado sobre a disputa na chamada desta segunda

“Estamos obcecados com nossa missão e o que é necessário para cumpri-la”, disse. “Vocês estão obcecados com o Elon, esse é o trabalho de vocês — mais poder para vocês. Mas estamos aqui para pensar sobre nossa missão e descobrir como viabilizá-la. E essa missão não mudou.”, finalizou.

Sob a liderança de Altman, a OpenAI tem comercializado produtos nos últimos anos, sendo o chatbot ChatGPT, lançado no final de 2022, o mais notável. A empresa ainda é supervisionada por uma organização sem fins lucrativos e enfrentou obstáculos significativos em sua meta de se reestruturar para se tornar uma empresa com fins lucrativos, devido em grande parte a Musk. Um grupo liderado pelo CEO da Tesla fez uma oferta para comprar a OpenAI em fevereiro por US$ 97,4 bilhões, proposta que foi rapidamente rejeitada.

A estrutura híbrida da OpenAI incluiu uma parceria de lucros limitados criada em 2019. A organização sem fins lucrativos original é a acionista controladora e teria sido separada como uma entidade independente se a OpenAI tivesse obtido sucesso em seus esforços. Com a mudança não ocorrendo, a organização sem fins lucrativos mantém o controle da maioria das ações, e os investidores da OpenAI recebem notas conversíveis que se transformarão em ações.

Um grupo de ex-funcionários da OpenAI, vencedores do prêmio Nobel, professores de direito e organizações da sociedade civil enviaram uma carta no mês passado para os procuradores gerais da Califórnia e Delaware pedindo que parassem os esforços de reestruturação da startup devido a preocupações com a segurança.

Na carta, entregue ao conselho da OpenAI, o grupo escreveu que a reestruturação para uma entidade com fins lucrativos “subverteria o propósito filantrópico da OpenAI” e “removeria o controle sem fins lucrativos e eliminaria salvaguardas críticas de governança”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação