Trump ordena restrições a pesquisas sobre vírus que ele culpa pela pandemia de Covid
Publicado 06/05/2025 • 08:06 | Atualizado há 7 horas
Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
Major League Soccer (MLS) fecha acordo para transmitir partidas em plataforma de jogos mobile
‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços
Por que o Canal do Panamá é um grande prêmio de longo prazo na guerra comercial global de Trump
Publicado 06/05/2025 • 08:06 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
O site Covid.gov, antes focado na promoção de informações sobre vacinas e testes, agora inclui uma foto de corpo inteiro do presidente Donald Trump
Reprodução/Covid.org
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou na segunda-feira (5) novas limitações a um tipo de pesquisa biológica que, segundo sua administração, teria causado a pandemia de Covid-19 devido a um vazamento de laboratório na China.
Os Estados Unidos suspenderão o financiamento em certos países para os chamados experimentos de “ganho de função” — que visam melhorar as propriedades de patógenos — de acordo com uma ordem executiva assinada por Trump na segunda-feira na Casa Branca.
“Não existe laboratório imune a vazamentos — e isso vai prevenir vazamentos acidentais no futuro que colocam a humanidade em risco”, escreveu o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., na rede X.
“Qualquer nação que se envolva nesse tipo de pesquisa coloca sua própria população em risco, além do resto do mundo, como vimos durante a pandemia de Covid”, acrescentou Jay Bhattacharya, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde.
Trump há muito tempo defende a teoria de que o SARS-CoV-2 vazou do Instituto de Virologia de Wuhan como resultado de pesquisas de ganho de função — uma alternativa à teoria de que o vírus passou naturalmente de animais selvagens para humanos em um mercado de frutos-do-mar na mesma cidade.
O site oficial do governo americano, Covid.gov, que antes era dedicado à divulgação de informações sobre vacinas e testes, agora destaca argumentos que apoiam a teoria do vazamento laboratorial.
Várias agências dos EUA — incluindo o FBI, o Departamento de Energia e, mais recentemente, a CIA, que mudou sua posição durante o segundo mandato de Trump — passaram a favorecer a hipótese da origem em laboratório. Outras agências de inteligência ainda apoiam a hipótese da transmissão natural.
Na década de 2010, os Institutos Nacionais de Saúde financiaram pesquisas sobre coronavírus de morcegos no Instituto de Wuhan por meio da ONG americana EcoHealth Alliance — um financiamento cancelado por Trump em 2020, mas depois parcialmente retomado sob o governo de Joe Biden.
Para complicar, o ex-diretor de doenças infecciosas Anthony Fauci afirmou que o trabalho em Wuhan não se enquadrava na definição federal de pesquisa de ganho de função, embora alguns virologistas e autoridades americanas contestem essa afirmação.
A nova ordem executiva de Trump nomeia a China como um “país de preocupação”, onde esse tipo de pesquisa não deve ser apoiado.
A ordem também busca encerrar o financiamento para outros tipos de pesquisas em ciências biológicas em países considerados carentes de supervisão suficiente, ampliando significativamente os tipos de pesquisas estrangeiras que podem ser alvos.
Ele também pede o desenvolvimento de uma estratégia para “governar, limitar e rastrear pesquisas perigosas de ganho de função nos Estados Unidos que ocorrem sem financiamento federal” — embora a extensão do controle do governo sobre pesquisas não federais não esteja clara, e a ordem também exija uma nova legislação para preencher quaisquer lacunas.
A ordem executiva de Trump ocorre em meio a esforços mais amplos de seu governo para reformular a política científica e de saúde dos Estados Unidos, incluindo demissões em massa de cientistas do governo e cortes drásticos nos orçamentos de pesquisa.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Em surpresa no Parlamento, Friedrich Merz não é eleito chanceler da Alemanha
Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA
Família Zarzur continua briga bilionária na Justiça nos EUA; entenda o caso
'Canadá nunca estará à venda', diz primeiro-ministro do país em reunião com Trump
Embraer registra prejuízo de R$ 428,5 milhões no primeiro trimestre, mas tem maior receita desde 2016