Estrela da NBA Russell Westbrook lança startup de planejamento funerário com inteligência artificial
Publicado 07/05/2025 • 13:39 | Atualizado há 1 dia
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Nintendo prevê venda de 15 milhões de unidades do Switch 2 até março de 2026
Publicado 07/05/2025 • 13:39 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Superestrela da NBA Russell Westbrook.
Instagram/Russell Westbrook.
O astro da NBA Russell Westbrook está fazendo uma jogada fora das quadras para simplificar o planejamento funerário com inteligência artificial.
O famoso armador do Denver Nuggets anunciou na quarta-feira (7) o lançamento da Eazewell, uma startup que usa tecnologia de IA para otimizar o processo de coordenação de funerais. Westbrook fundou a empresa junto com o ex-astro do Charlotte Hornets Kemba Walker e o amigo de infância Donnell Beverly Jr., que atua como presidente da Russell Westbrook Enterprises.
“Minha carreira inteira, dentro e fora das quadras, sempre foi sobre agir de forma decisiva nos momentos mais importantes”, Westbrook escreveu em um comunicado à CNBC. Westbrook e os Nuggets estão atualmente enfrentando o Oklahoma City Thunder nas semifinais da Conferência Oeste da NBA. “A Eazewell é exatamente isso — uma solução decisiva para um problema muito real.”
A empresa baseada em Los Angeles usa IA para oferecer opções de funerais adaptadas aos orçamentos e preferências de cada usuário. A plataforma auxilia com papelada, planejamento financeiro, convites e tarefas frequentemente esquecidas, como cancelar contas de serviços e perfis em redes sociais de um ente querido falecido. A Eazewell atualmente conta com 11 funcionários e já testou sua plataforma beta com mais de mil famílias.
A Eazewell não divulgou informações sobre financiamento, mas possui acordos de receita com serviços parceiros. A startup também está trabalhando em parcerias com empresas de finanças e seguros de vida no setor. O serviço é gratuito e não possui componentes de anúncios “nesta etapa”, conforme afirmou um porta-voz da empresa.
“Estamos tentando tirar o peso dos ombros das pessoas o máximo possível e tornar esse processo muito mais fácil para elas”, disse Walker em entrevista por telefone à CNBC. Walker jogou basquete universitário com Beverly na Universidade de Connecticut.
Leia também:
Boticário faz parceria com a NBA em linha de produtos masculinos com edição limitada
A origem da Eazewell remonta aos tempos de escola de Westbrook e Beverly, quando seu amigo e companheiro de equipe de basquete Khelcey Barrs III faleceu inesperadamente devido a um coração aumentado. Westbrook homenageia Barrs até hoje usando uma pulseira com as iniciais “KB3” em todos os jogos da NBA que disputa e em seu tênis exclusivo Jordan Why Not Zer0.6 “Khelcey Barrs”.
“É um lembrete de que a vida pode mudar num piscar de olhos”, disse Westbrook. “Você não escolhe o momento, mas pode escolher como responder.”
A experiência deixou um impacto duradouro nos dois amigos, disse Beverly, mas foi só após a morte dos pais de Beverly que ele experimentou as dificuldades do planejamento funerário em primeira mão. Beverly descreveu a experiência como “confusa” e “exaustiva”.
Desiludido e frustrado com o processo após a morte de sua mãe e pai em 2016 e 2020, respectivamente, Beverly recorreu a seus amigos próximos para criar a solução que se tornou a Eazewell.
“Parece o momento perfeito para realmente transformar nossa dor compartilhada em propósito”, disse Beverly.
Uma das características mais inovadoras da Eazewell é seu agente de IA ativado por voz, que pode obter cotações de custo e ligar para casas funerárias em nome do usuário.
Avanços recentes em IA apenas recentemente possibilitaram automatizar tarefas e criar agentes que podem gerenciar essas funções de maneira empática e compassiva, disse Viviane Ghaderi, chefe de tecnologia da Eazewell e ex-executiva da Amazon.
Stephen Stokols, investidor da Eazewell e CEO da Tru Skye Ventures, uma firma de capital de risco em estágio inicial focada em tecnologia esportiva e bem-estar, disse que esses avanços “transformadores” em IA, que ajudam a tirar a indústria funerária das “trevas”, foram o que inicialmente o atraiu para o projeto.
Walker disse que espera que a Eazewell possa oferecer aos usuários as ferramentas para navegar por um assunto que não é ensinado na escola ou na vida inicial.
“Sabemos quão importante é ter alguém ao seu lado para ajudar com os detalhes que surgem após uma perda”, disse Westbrook.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Leão XIV é o novo líder dos mais de 1,4 bilhão de católicos
Habemus Papam: novo papa foi escolhido
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
TikTok Shop estreia no Brasil e mira vendas por meio de vídeos e lives
EXCLUSIVO: Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, detalha estratégias sustentáveis para aumentar a eficiência