CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Tarifas do Trump

Ações sobem após Trump anunciar acordo comercial com Reino Unido

Publicado 08/05/2025 • 19:00 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As ações subiram nesta quinta-feira (08), após o presidente Donald Trump anunciar um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido.
  • O Dow Jones Industrial Average ganhou 254 pontos, ou 0,6%. O S&P 500 subiu 0,6%, e o Nasdaq Composite avançou 1%.
  • As principais médias atingiram seus máximos da sessão, com Trump afirmando esperar que os negociadores americanos tenham um "bom fim de semana" com a China durante a abertura das discussões comerciais.
  • As ações da Boeing subiram quase 4% após o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugerir que o acordo comercial EUA-Reino Unido levará a uma encomenda multibilionária de aviões da Boeing.
Mercado de ações.

Mercado de ações.

Pixabay.

As ações subiram nesta quinta-feira (8), após o presidente Donald Trump anunciar um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido, o primeiro grande acordo firmado desde que os EUA lançaram tarifas preventivas na maior parte do globo no início deste ano.

O Dow Jones Industrial Average ganhou 254 pontos, ou 0,6%. O S&P 500 subiu 0,6%, e o Nasdaq Composite avançou 1%.

Trump anunciou o esboço do acordo no Salão Oval com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, por viva-voz. Uma tarifa básica de 10% permanecerá no Reino Unido, de acordo com um gráfico publicado por Trump na Truth Social. Trump, no entanto, observou que a tarifa de 10% do Reino Unido pode estar no limite inferior dos acordos com países futuros e disse que “alguns serão muito mais altos porque têm superávits comerciais massivos”.

Fora isso, o anúncio comercial foi escasso em detalhes e nada foi assinado durante o evento.

“Os detalhes finais estão sendo redigidos”, disse Trump. “Nas próximas semanas teremos tudo muito conclusivo.”

As principais médias atingiram seus máximos da sessão, com Trump afirmando esperar que os negociadores americanos tenham um “bom fim de semana” com a China durante a abertura das discussões comerciais.

Acordo com a China em jogo

O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, devem se reunir com seus colegas chineses na Suíça neste fim de semana para discutir questões comerciais e econômicas. Trump aumentou as tarifas sobre as importações chinesas para 145%, mesmo tendo reduzido suas tarifas “recíprocas” sobre a maioria dos outros parceiros comerciais dos EUA. Autoridades chinesas disseram na quarta-feira que a próxima reunião foi solicitada pelo governo Trump.

“Há um otimismo crescente de que acordos podem ser fechados antes do término da pausa recíproca em 9 de julho”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA. “No entanto, o início das negociações pode aliviar a pressão sobre o governo para finalizar acordos com outros parceiros comerciais no curto prazo.”

As ações de tecnologia registraram ampla alta após o governo Trump anunciar na quarta-feira que removerá as restrições de chips da era Biden. As ações da Alphabet subiram 2% na quinta-feira, após a empresa divulgar um comunicado afirmando que o Google continua registrando crescimento nas buscas, refutando reportagens publicadas na quarta-feira que citavam um executivo da Apple afirmando que houve um declínio nas buscas no navegador Safari, à medida que mais pessoas usam IA.

As ações da Boeing subiram quase 4% após o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugerir que o acordo comercial EUA-Reino Unido levará a uma encomenda multibilionária de aviões da Boeing.

Os movimentos de quinta-feira ocorrem após um pregão positivo em Wall Street, com movimentos voláteis, enquanto os investidores assimilavam o último anúncio da política do Federal Reserve (Fed) e monitoravam sinais de progresso nos acordos comerciais. Participantes do mercado compartilham preocupações crescentes de que uma guerra comercial global possa elevar os preços e agravar as pressões inflacionárias.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump