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Primeiro navio de carga chinês com mercadorias taxadas em 145% por Trump chega aos portos dos EUA
Publicado 09/05/2025 • 17:16 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 09/05/2025 • 17:16 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Navio de cargas
Pixabay
Os primeiros contêineres transportando produtos chineses sujeitos às tarifas de 145% do presidente Donald Trump começaram a chegar aos portos dos EUA.
Sete navios transportando mais de 12.000 contêineres que partiram da China após a entrada em vigor dessas tarifas chegaram aos portos de Los Angeles e Long Beach, na Califórnia. Mais cinco navios desse tipo devem chegar aos portos nos próximos dias.
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Amazon, Home Depot, Ikea, Ralph Lauren e Tractor Supply estão entre as empresas com produtos chineses nesses contêineres, abrangendo uma ampla gama de itens de consumo.
Além de utensílios domésticos, vestuário e móveis, a Amazon importou uma grande variedade de produtos em nome dos vendedores, incluindo geladeiras, fritadeiras, mousepads, estantes e sofás para sala de estar.
As remessas da Tractor Supply incluem ventiladores portáteis, ferramentas de jardinagem e botas de trabalho masculinas.
Luminárias e ventiladores de teto foram despachados pela alfândega para a Home Depot.
Um porta-voz da Tractor Supply remeteu a CNBC à sua recente teleconferência de resultados em 24 de abril, quando a empresa apontou para “notável incerteza” em decorrência das tarifas. “A Tractor Supply está trabalhando ativamente com seus fornecedores e parceiros da cadeia de suprimentos para lidar com o impacto das tarifas anunciadas recentemente, ao mesmo tempo em que monitora os fatores macroeconômicos mais amplos que impactam seus clientes”, disse o porta-voz.
Móveis da Ikea; óculos de natação e toucas de natação da Speedo; porta-lenços de papel da Procter & Gamble; placas de circuito impresso, micro-ondas e peças para geladeiras da Samsung; suéteres, cashmere e blazers da Ralph Lauren; calçados Airwair da Dr. Martens; micro-ondas e peças para geladeiras da Samsung; máquinas de lavar, ar-condicionado, fogões, geladeiras e lava-louças da LG; artigos esportivos da Bauer Hockey; peças de computador da Lenovo; peças automotivas para a Valeo North America; e fones de ouvido e teclados de computador para a Polaris estavam todos entre os produtos chineses em contêineres.
Para muitas empresas, produtos em categorias consideradas essenciais para reposição são trazidos apesar das preocupações com a demanda do consumidor e a desaceleração econômica.
A Amazon afirmou em um comunicado enviado por e-mail que está trabalhando com sua “ampla e variada gama de valiosos parceiros de vendas em nossa loja para apoiá-los na adaptação ao ambiente em evolução, mantendo uma ampla seleção e preços baixos para os clientes”.
A Home Depot está em um período de silêncio antes de anunciar seus resultados trimestrais e remeteu a CNBC a um comunicado existente citando “um ambiente instável”.
“Nós, juntamente com nossos fornecedores, estamos monitorando os desenvolvimentos e trabalharemos em estreita colaboração para gerenciar com o objetivo de sermos os defensores do valor para nossos clientes”, disse um porta-voz da Home Depot.
Trump sugeriu nesta sexta-feira (09), antes de importantes negociações comerciais, que estava disposto a reduzir as tarifas sobre a China para 80%, uma taxa que muitas empresas provavelmente ainda considerariam extremamente alta.
“Tarifa de 80% sobre a China parece correto! A cargo de Scott B”, disse Trump em uma publicação no Truth Social, referindo-se a uma reunião planejada entre o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e colegas da China na Suíça neste fim de semana.
Brian Bourke, diretor comercial global da SEKO Logistics, disse à CNBC que seus clientes continuam tendo dificuldade para entender como todas as diversas disposições tarifárias se acumulam ou, em alguns casos, se anulam.
“Essa confusão os levou a alterar e atualizar continuamente seu planejamento de cenários, congelando quaisquer outras decisões para os negócios que estariam tomando”, disse Bourke. “Muitos de nossos clientes precificaram e venderam seus produtos ou projetos antes do anúncio dos valores das tarifas e, com a velocidade, a gravidade e a quantidade de novas disposições tarifárias anunciadas, eles não conseguem alterar os preços de itens que já foram vendidos e chegarão em maio e junho, ou depois.”
O número de navios de carga e contêineres de transporte com destino aos EUA vindos da China despencou desde o anúncio das tarifas no início de abril.
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Nas rotas comerciais Ásia-América do Norte – Costa Oeste e Ásia-América do Norte – Costa Leste, houve um total de 90 viagens canceladas entre abril e maio, de acordo com a Sea-Intelligence. A Ocean Alliance (um consórcio de transporte de cargas que inclui as empresas chinesas COSCO e OOCL, a taiwanesa Evergreen e a francesa CMA) foi responsável por 48 dessas viagens canceladas.
As reservas caíram entre 30% e 50%, de acordo com provedores de logística e transportadoras marítimas.
De acordo com o relatório Global Port Tracker, divulgado nesta sexta-feira (09) pela National Retail Federation e pela Hackett Associates, espera-se que a carga importada nos principais portos de contêineres do país apresente seu primeiro declínio anual desde 2023, como resultado das tarifas.
Além da redução nas viagens de navios devido à interrupção de pedidos de fabricação de transportadores e à redução de contêineres para abastecer, as transportadoras marítimas estão utilizando embarcações menores para movimentar o comércio. A MSC, a maior transportadora marítima do mundo, juntamente com a Gemini Alliance (composta pela Maersk e Hapag Lloyd), estão entre as empresas de frete que utilizam embarcações menores entre as rotas da Costa Oeste da Ásia e da América do Norte.
A MSC reduziu sua capacidade de contêineres em 28% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Sea-Intelligence que analisam o impacto de viagens canceladas e trocas de navios, enquanto a capacidade de contêineres da Ocean Alliance caiu 26% em relação ao ano anterior.
Bourke disse que, assim que os transportadores terminam de trazer o que consideram estoques essenciais, eles ficam em vários graus de “espera para ver” com suas cadeias de suprimentos e continuam cancelando pedidos da China, o que gerou temores generalizados sobre escassez de produtos e a possibilidade de prateleiras vazias. “O que acontece quando os estoques de segurança acumulados desaparecem?”, questionou Bourke.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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