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Instituto Coca-Cola lança app para capacitar e conectar jovens ao mercado de trabalho
Publicado 12/05/2025 • 15:59 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 12/05/2025 • 15:59 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O Instituto Coca-Cola Brasil lançou nesta segunda-feira (12) o aplicativo Coletivo Online. A iniciativa busca facilitar o acesso de jovens a oportunidades de capacitação e inclusão profissional. A proposta é conectar cinco milhões de pessoas ao mercado de trabalho até 2030.
Durante entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, a diretora-executiva do Instituto Coca-Cola, Daniela Redondo, explicou que o app integra uma plataforma de empregabilidade jovem. Segundo a executiva, o foco é promover capacitação e conectar candidatos a empresas empregadoras.
“Fazemos capacitação com conteúdos sobre entrevistas, elaboração de currículos e funcionamento do mercado de trabalho. Além disso, conectamos os jovens a empresas parceiras que oferecem vagas”, afirmou a diretora.
O aplicativo foi desenvolvido para potencializar essa conexão, permitindo personalização das jornadas e recomendações de oportunidades. De acordo com Daniela, a tecnologia viabiliza a escala do projeto, iniciado em 2009.
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Daniela destacou que, em 2020, o Instituto ampliou o acesso às capacitações via WhatsApp, alcançando mais de quatro mil municípios. Segundo ela, o canal possibilitou chegar a locais sem infraestrutura física adequada.
Com o aplicativo, o instituto busca tornar a navegação mais amigável e direcionada. “É mais fácil conduzir a jornada da pessoa e personalizar as oportunidades de forma facilitada”, afirmou.
O projeto é voltado para jovens entre 16 e 29 anos, com ou sem experiência formal no mercado de trabalho. Os interessados podem acessar o conteúdo pelo aplicativo Coletivo Online, disponível nas lojas digitais, ou por meio das redes sociais e site do Instituto Coca-Cola.
O processo de inscrição é simples e aberto a qualquer pessoa dentro da faixa etária. As capacitações são rápidas e visam preparar o jovem para o processo seletivo e o ambiente corporativo.
Inicialmente restrito a empresas próximas à Coca-Cola, o projeto hoje conta com parceiros de diferentes segmentos. “Temos indústria da moda, lojas de roupas, mercado de beleza e empresas de tecnologia”, citou Daniela.
Ela acrescentou que, além das empresas empregadoras, o Instituto mantém parceria com organizações sociais e órgãos multilaterais.
A meta do Instituto é conectar cinco milhões de jovens ao mercado de trabalho até 2030, sendo um milhão até 2026. Até o fim de 2024, o projeto já havia impactado 605 mil jovens, com mais de 53% deles conectados a oportunidades de emprego.
Em 2023, foram abertas 25 mil vagas por meio das redes de parceiros empregadores. A diretora executiva classificou a meta como desafiadora diante da desigualdade social no Brasil. Segundo dados mencionados por Daniela, o país possui cerca de 45 milhões de jovens entre 16 e 29 anos, dos quais 31 milhões são de baixa renda.
Daniela compartilhou a trajetória de Dayana, participante do projeto em 2014. Segundo ela, Dayana começou a trabalhar em uma rede de fast food para custear a faculdade de Direito. Posteriormente, participou de um programa de mentoria com o vice-presidente jurídico da Coca-Cola. A jovem ingressou como estagiária na empresa e hoje atua como advogada no Instituto.
“A gente tem muitas histórias parecidas, de jovens que conseguiram acessar o mercado e crescer a partir dessa primeira oportunidade”, relatou Daniela.
Ao final da entrevista, Daniela aconselhou jovens sem experiência formal a valorizar participações em projetos comunitários, eventos escolares e trabalhos voluntários. “Tudo conta como experiência. O importante é mostrar proatividade e aprender a traduzir isso no currículo”, concluiu.
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