Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Arthur Lira expressa incômodo com protecionismo europeu, especialmente da França, contra o Brasil
Publicado 25/11/2024 • 12:35 | Atualizado há 1 ano
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadata center na Groenlândia. O plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
EUA: companhias aéreas cancelam centenas de voos devido a forte tempestade de inverno
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
Publicado 25/11/2024 • 12:35 | Atualizado há 1 ano
KEY POINTS
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, manifestou nesta segunda-feira (25) sua preocupação, e a da casa, em relação às críticas feitas na semana passada às proteínas animais da América Latina, especialmente as do Brasil, pelo CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Além de criticar, ele proibiu a compra e venda de carnes brasileiras na rede francesa da empresa.
“Nos incomoda muito o protecionismo europeu, especialmente da França, contra as proteínas animais do Brasil”, afirmou o presidente da Câmara durante a abertura do CNC Global Voices 2024, evento organizado em São Paulo pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Indignado com a decisão do Carrefour na França, o deputado mencionou que, ainda nesta semana, o Congresso irá discutir a Lei da Reciprocidade entre países.
“Não é aceitável que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração que praticamente impede a contratação de proteínas animais vindas da América do Sul. O Brasil, junto com o Congresso Nacional, empresários e a população, precisa dar uma resposta clara a esse protecionismo exagerado dos produtores franceses”, declarou Lira, acrescentando que uma reação da sociedade brasileira é necessária para que atitudes como essa, do CEO do Carrefour, não se tornem rotina.
Segundo o presidente da Câmara, é injusto o protecionismo contra os interesses de quem opera sob uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, que é o Código Florestal brasileiro.
Arthur Lira, que está prestes a deixar o comando da Câmara, fez um balanço de sua presidência em dois mandatos, usando como referência o período da pandemia até agora. Ele destacou que, por um bom tempo durante sua gestão, o foco era a pandemia. Depois, a Câmara e o Congresso como um todo trabalharam para remover os obstáculos ao bom desempenho da economia brasileira. Agora, o principal debate é sobre a transição energética e pautas relacionadas às mudanças climáticas.
Lira também destacou que, entre todas as agendas cumpridas pela Câmara, está a reforma tributária, que é a mais transformadora e que agora depende apenas da aprovação de sua regulamentação no Congresso.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
3
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: o que acontece com quem recebe salário no banco após a liquidação?