BREAKING NEWS

China diz que EUA prejudicaram negociações com alerta sobre chip da Huawei

ALERTA DE MERCADO

Ibovespa B3 bate os 140 mil pontos e renova máxima histórica

CNBC Ambição profissional leva Geração Z de volta aos escritórios

Mundo

Qualcomm lançará processadores para data center compatíveis aos chips da Nvidia

Publicado 19/05/2025 • 06:32 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Qualcomm disse que está planejando lançar uma unidade de processamento central personalizada para o data center que pode se conectar às GPUs e ao software da Nvidia.
  • Um link para a infraestrutura da Nvidia é essencial para qualquer empresa que queira invadir o data center, dada a relevância dos semicondutores da gigante de chips dos EUA para a IA.
  • Entrar no data center faz parte de uma estratégia mais ampla da Qualcomm para diversificar seus negócios, tradicionalmente dominados pelas vendas de processadores e modems para smartphones.
Chip de IA, imagem representativa

Chip de IA, imagem representativa

Igor Omilaev na Unsplash

A Qualcomm disse nesta segunda-feira (19) que planeja lançar processadores projetados para data centers para alimentar inteligência artificial, que serão vinculados a chips da Nvidia.

As unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia tornaram-se um componente crítico em data centers, usadas para treinar enormes modelos de IA que alimentam aplicativos como chatbots. 

Elas costumam ser combinadas com uma unidade central de processamento (CPU) — um mercado dominado pela Intel e AMD.

A Qualcomm anunciou que planeja lançar uma CPU personalizada para o data center, capaz de se conectar às GPUs e ao software da Nvidia. 

Uma conexão com a infraestrutura da Nvidia é fundamental para qualquer empresa que pretenda entrar no data center, dada a relevância dos semicondutores da gigante americana de chips para a IA.

O anúncio marca uma reentrada da Qualcomm no mercado de data center depois que esforços anteriores na década passada deram poucos frutos.

Em 2021, a Qualcomm adquiriu a Nuvia, que projeta processadores com base em designs da Arm e tem sido fundamental para os esforços da gigante da tecnologia dos EUA com CPUs para data centers.

O mercado de CPUs para data centers continua altamente competitivo. Grandes empresas de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft, já projetam e implementam suas próprias CPUs personalizadas. AMD e Intel também têm forte presença.

Na semana passada, a Qualcomm assinou um memorando de entendimento com a empresa saudita de IA Humain para desenvolver data centers, juntando-se a uma série de empresas de tecnologia americanas que firmam acordos na região. A Humain operará sob o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

Entrar no data center faz parte de uma estratégia mais ampla da Qualcomm para diversificar seus negócios, tradicionalmente dominados pelas vendas de processadores e modems para smartphones.

Sob a liderança do CEO Cristiano Amon, a Qualcomm passou a atuar no segmento de chips para carros e também para PCs — um mercado historicamente dominado pela Intel.

Amon disse na segunda-feira, durante uma apresentação na Computex, em Taipei, Taiwan, que agora há mais de 85 projetos de PC à venda ou em desenvolvimento com chips Snapdragon X Series, que foram anunciados pela primeira vez em 2023.

 O executivo também disse que a empresa anunciará um novo chip de PC durante sua cúpula anual em setembro.

A Qualcomm está promovendo seus chips como eficientes em termos de energia e capazes de executar processos de IA em um dispositivo, em vez de na nuvem, onde são realizados atualmente. 

Algumas das vantagens alardeadas da IA ​​no dispositivo incluem aplicativos de IA mais rápidos e mais segurança, já que os dados não precisam sair do hardware.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo