Ministro da Agricultura faz balanço e diz que trata a gripe aviária com ‘total transparência’
Publicado 19/05/2025 • 19:56 | Atualizado há 9 horas
Risco de recessão não desapareceu apesar da redução das tarifas, afirma economista-chefe global do Morgan Stanley
China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei
Tarifas de Trump criam a “tempestade perfeita” para golpes, diz especialista em segurança cibernética
Microsoft apresenta agente de IA do GitHub que programa para você
Warren Buffett não subirá ao palco na próxima reunião de acionistas da Berkshire Hathaway
Publicado 19/05/2025 • 19:56 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
Carlos Fávaro,ministro da Agricultura e Pecuária
Joédson Alves/Agência Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, atualizou a situação dos casos de gripe aviária detectados no Brasil e falou sobre as exportações de carne de frango e aves em coletiva de imprensa realizada, nesta segunda-feira (19).
O ministro iniciou a coletiva informando atualizações sobre as seis amostras que estavam em situação de pesquisa. O ministério recebeu resultados negativos para gripe aviária em três aves de subsistência, nos municípios de Nova Brasilândia (MT), Grancho Cardoso (SE) e Triunfo (RS), este último dentro de um raio de 50 km da cidade de Montenegro, onde foi identificado o primeiro caso).
Além disso, outros três casos ainda estão em análise, com resultados ainda incertos – duas aves do ramo comercial, nas cidades de Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO), além de uma ave de subsistência, em Salitre (CE).
De acordo com Fávaro, todas as informações sobre investigações e focos, além de um mapa demonstrativo, estão presentes e atualizadas no painel oficial do ministério.
Ele falou sobre a qualidade e robustez do sistema de segurança à agropecuária no Brasil: “O vírus circula há 19 anos pelo mundo e só surgiu uma granja comercial no Brasil agora. Tratamos o tema com total transparência e quando chegar o momento de atestarmos que o Brasil está livre de gripe aviária, o mercado vai confiar que fizemos o processo da melhor maneira possível, porque eles acompanharam isso passo a passo”.
Em relação às exportações, o ministro falou que dois principais fatores tem grande impacto sobre as medidas dos países em relação à postura dos países: o tempo previsto de duração do surto e a regionalização.
Leia mais:
“Cumprido o prazo de 28 dias, o Brasil estará livre de gripe aviária”, diz ministro da Agricultura
Malásia suspende importação de produtos avícolas de todo o Brasil após caso de gripe aviária
Na próxima terça-feira (20) será concluída a desinfecção da segunda granja, o que vai permitir com que o Marco Zero seja decretado na quarta-feira (21). A partir daí, serão contados 28 dias até que os mercados possam ser reabertos.
A regionalização é um conceito previsto em acordos entre Brasil e outros países, que prevê que sejam suspensas importações apenas de produtos vindos das regiões onde foram detectados focos de gripe aviária. Fávaro afirmou que o trabalho robusto e sério do ministério deve garantir confiança no mercado para que mais países regionalizem suas importações.
“Se nós conseguirmos mostrar a força do sistema brasileiro, e que a doença não vai sair da região aonde foi gerado o primeiro foco, é um ativo importante para propor esse sistema aos países que ainda não regionalizaram as importações”, disse o ministro.
Até o momento, 11 países já se pronunciaram a respeito da suspensão de importações de produtos brasileiros. Eles estão divididos conforme as restrições que impuseram.
São eles
Além disso, os acordos feitos pelo Brasil com a China e a União Europeia, além de outros países que serão divulgados em lista amanhã, de acordo com Fávaro, determinam a suspensão automática das exportações dos produtos brasileiros.
O ministro informou que o Brasil já parou de emitir certificados – documento necessário para processar as exportações – em relação a esses países.
Questionado sobre a necessidade de reforço orçamentário, Fávaro respondeu que não acredita que será necessário. Porém, há outras emergências sanitárias em estudo, e o ministério pode unir todas em um pacote só e, então, solicitar esse reforço.
“Temos outras emergências orçamentárias no Brasil. A monilíase do cacaueiro, a vassoura de bruxa que entrou no estado do Pará no final de semana e a mosca da carambola, para frutas. Talvez com quatro emergências, somando essa gripe aviária, a gente possa pensar em englobar todas em uma, mas isso não deve ser um valor muito grande”, ele afirmou.
Em relação à exportação de ovos, o impacto deve ser pequeno, segundo o ministro. O Brasil exporta apenas 0,9% da produção total, e o maior importador, os Estados Unidos, já declararam que vão manter a compra do produto aberta, suspendendo apenas a importação de material genético de forma regionalizada.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Sergio Rial é o primeiro brasileiro em lista de conselheiros mais influentes do mundo do WSJ
A Apple pode viver seu momento Kodak?
Tarifas também tendem a deslocar a curva de oferta para um lugar pior, diz Galípolo
De e-mail frio a IPO bilionário: a aposta inesperada de Mark Cuban na Box
Nvidia anuncia nova tecnologia para manter liderança no desenvolvimento de IA