Trump não consegue convencer bancada do “SALT” a apoiar projeto de lei tributária
Publicado 20/05/2025 • 15:06 | Atualizado há 9 horas
Google lança serviço de assinatura VIP para IA chamado Ultra
Por que Walmart decidiu anunciar que aumentaria os preços e arriscar a fúria de Trump
HSBC vê sinais de realocação global para ações europeias
Primeiro-ministro do Catar nega que presente de jato para Trump seja suborno
China corta taxas básicas de juros pela primeira vez em 7 meses para impulsionar o crescimento
Publicado 20/05/2025 • 15:06 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, realiza um evento policial no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., em 19 de maio de 2025.
Joyce N. Boghosian / Casa Branca / Flickr
O presidente Donald Trump não conseguiu, durante visita ao Capitólio nesta terça-feira (20), convencer os principais republicanos da Câmara dos Representantes dos estados democratas a abandonarem a oposição a um importante projeto de lei tributária, que, segundo eles, não é suficiente para aumentar as chamadas deduções SALT para seus eleitores, disseram fontes à CNBC.
A oposição ao projeto por parte da “Cabine SALT” ameaça inviabilizar a legislação tributária, que Trump e o presidente da Câmara, Mike Johnson, republicano por Louisiana, esperam ver aprovada antes do fim de semana do Memorial Day.
A batalha interna do partido gira em torno da questão da dedução permitida para impostos estaduais e locais nas declarações de imposto de renda federais.
Um projeto de lei tributária republicano de 2017 limitou essa dedução a US$ 10 mil, no que foi visto como um tapa político nos estados com tendências democratas no Nordeste e na Califórnia, onde os moradores costumam pagar muito mais do que esses impostos estaduais e locais.
Uma proposta no atual projeto de lei tributária prevê que essa dedução seja aumentada para US$ 30 mil, mas isso ainda não é suficiente para vários legisladores republicanos desses estados democratas.
Trump, em sua visita na terça-feira para se reunir com os membros republicanos da Câmara, disse à bancada do SALT: “Deixe para lá”, informou a NBC News.
O presidente foi mais direto com o deputado Mike Lawler, um republicano de Nova York que está entre os que se opõem ao projeto de lei.
“Conheço seu distrito melhor do que você”, disse Trump a Lawler, de acordo com um tuíte do cofundador do Punchbowl News, Jake Sherman.
“Se você perder por causa do SALT, você perderia de qualquer maneira”, teria dito Trump a Lawler.
Fontes que falaram com a CNBC confirmaram a veracidade do relato de Sherman.
Os esforços de Trump e Johnson para aprovar o projeto de lei tributária também foram frustrados pelos conservadores que querem reduzir o déficit orçamentário federal e cortar mais do programa de cobertura de saúde Medicaid do que a versão atual do projeto propõe.
Trump disse à bancada: “Não f**** com o Medicaid”, nesta terça-feira (20).
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.