Google lança serviço de assinatura VIP para IA

CNBC Google lança serviço de assinatura VIP para IA chamado Ultra

Brasil

PPSA: produção de petróleo em regime de partilha ultrapassa pela primeira vez 1,2 milhão de barris por dia

Publicado 20/05/2025 • 18:46 | Atualizado há 11 horas

Agência DC News

KEY POINTS

  • A produção total dos contratos em regime de partilha alcançou, pela primeira vez, o patamar de 1,22 milhão de barris de petróleo por dia, em março de 2025.
  • O resultado é 3% superior em comparação ao mês de fevereiro e se deu em função da entrada em operação do segundo poço produtor do FPSO Duque de Caxias, em Mero.
  • A exportação total de gás natural, considerando consórcios e União, foi de 2,81 milhões de metros cúbicos por dia em março, apresentando uma redução de 28% em relação ao mês anterior.
AIE reduz projeção para demanda global por petróleo ao alertar sobre tensões comerciais.

Produção de petróleo

Pixabay.

A produção total dos contratos em regime de partilha alcançou, pela primeira vez, o patamar de 1,22 milhão de barris de petróleo por dia, em março de 2025. O resultado é 3% superior em comparação ao mês de fevereiro e se deu em função da entrada em operação do segundo poço produtor do FPSO Duque de Caxias, em Mero.

Desde 2017, início da série histórica, a produção acumulada em regime de partilha de produção ultrapassa 1,1 bilhão de barris, sendo Búzios o maior produtor. A parcela acumulada da União soma 73,5 milhões de barris. Os dados fazem parte do Boletim de Produção divulgado pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) nesta terça-feira (20).

A exportação total de gás natural, considerando consórcios e União, foi de 2,8 milhões de metros cúbicos por dia em março, apresentando uma redução de 28% em relação ao mês anterior. A queda foi influenciada pela interrupção temporária na movimentação de gás na plataforma P-77 em Búzios e do FPSO Carioca, em Sépia. Ainda assim, Búzios respondeu por 94% do total exportado.

União

Desde 2017, início da série histórica, a exportação acumulada de gás em regime de partilha de produção soma 3,5 bilhões de m³. A parcela acumulada da União soma 232 milhões de m³.

A produção de petróleo da União foi de 122 mil barris por dia (bpd) em março de 2025, considerando os oito contratos de partilha e os Acordos de Individualização da Produção (AIPs) das áreas não contratadas de Atapu, Mero e Tupi.

O resultado é 6,8% inferior ao de fevereiro e reflete a queda da participação da União na produção do contrato de partilha de Sépia, o que ocorreu em função do processo de recuperação de custos do Earn Out, um mecanismo contratual previsto nos leilões dos volumes excedentes da cessão onerosa, que permite à empresa contratada recuperar, com parte da produção, diferenças de valores adicionais pagos à União, caso o valor do preço do Brent seja superior ao inicialmente estimado.

Leia mais:

Brasil avança em energia limpa com megainvestimento chinês, diz professora do Instituto Mauá

‘Precisamos de um plano nacional para organizar o mercado de carbono’, diz CEO da Eccon

O campo de Mero segue como o maior produtor de petróleo da União, respondendo por 74% do total. Em março, a União também teve direito a 138 mil m³ por dia de gás natural, oriundos de cinco contratos de partilha e do AIP de Tupi.

O resultado é cerca de 44% inferior ao de fevereiro, referindo-se a paradas da exportação da P-77 em Búzios e do FPSO Carioca, localizado no campo de Sépia, que também sofreu redução dos volumes. O Acordo de Individualização da Produção (AIP) da área não contratadas de Tupi responde por 37% da parcela de gás, sendo o maior produtor da União.

A expectativa é de retomada gradual dos volumes a partir de maio de 2025, considerando que o retorno da exportação em Búzios ocorreu em abril de 2025 e que o Earn Out é um ajuste temporário previsto nas regras dos contratos de partilha de produção. 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil