Governo dos EUA avalia proposta de reality show com imigrantes competindo por cidadania

CNBC Comida ‘ruim’ e segurança ‘frouxa: os bastidores do jantar de US$ 148 milhões do memecoin de Trump

Empresas & Negócios

“Diversificação geográfica e de proteínas é o grande triunfo da JBS”, afirma especialista

Publicado 23/05/2025 • 17:11 | Atualizado há 9 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A aprovação da dupla listagem da JBS nos Estados Unidos, que permitirá a negociação de suas ações na Bolsa de Nova York (NYSE) a partir de 12 de junho, ainda precisa concluir etapas no Brasil e envolve mudanças na estrutura societária da companhia.
  • Para especialista, essa estratégia permite à companhia reduzir os riscos de atuar em setores cíclicos e arbitrar os movimentos dos diferentes mercados e produtos.

A aprovação da dupla listagem da JBS nos Estados Unidos, que permitirá a negociação de suas ações na Bolsa de Nova York (NYSE) a partir de 12 de junho, ainda precisa concluir etapas no Brasil e envolve mudanças na estrutura societária da companhia.

“Diversificação geográfica e de proteínas é o grande triunfo da JBS nesse momento”, disse Leonardo Alencar, head do setor de agroalimentos e bebidas da XP, durante entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Segundo ele, essa estratégia permite à companhia reduzir os riscos de atuar em setores cíclicos e arbitrar os movimentos dos diferentes mercados e produtos.

Leia também:

JBS alcança 98,2% de conformidade na auditoria do TAC da carne

Governança e estrutura acionária

Alencar comentou que a aprovação enfrentou resistência de consultorias de governança corporativa como Glass Lewis e Institutional Shareholder Services, ambas contrárias à estrutura com duas classes de ações. A nova estrutura prevê ações Classe A, tradicionais, e Classe B, com poder de voto ampliado. Mesmo assim, essas instituições reconheceram que a dupla listagem tende a destravar valor para a empresa.

Expansão nos Estados Unidos e fusões

Questionado sobre os planos da JBS para o mercado americano, o analista destacou a possibilidade de novas aquisições, especialmente no segmento de processados. Ele mencionou rumores anteriores sobre a compra da Oscar Mayer e lembrou que, para ingressar no índice S&P 500, a companhia precisará obter pelo menos 50% da receita nos Estados Unidos.

Segundo Alencar, apesar da provável ampliação da presença americana, a JBS deve manter sua estratégia de diversificação global, com possível avanço em mercados da América do Sul e em segmentos como pescados e suínos.

Cenário financeiro e alavancagem

Alencar afirmou que a JBS vem reduzindo seu endividamento e o custo de sua dívida, o que já favorece a geração de caixa e a realização de aquisições. Com a dupla listagem, a expectativa é de redução adicional no custo de capital, o que ampliaria o fôlego para novas operações.

A estrutura acionária com super voting shares, segundo ele, concentra o poder de decisão no grupo controlador, o que pode facilitar aquisições maiores no futuro sem perda imediata de controle.

Impacto nas ações e reavaliação de valor

Sobre os efeitos para os acionistas brasileiros, o executivo da XP explicou que as ações da JBS serão convertidas em BDRs na B3. Ressaltou que a negociação de BDRs e Class A Shares na NYSE coexistirá até dezembro de 2026, prazo para conversão entre as classes.

Alencar destacou que o cenário internacional de proteínas continua positivo, apesar dos desafios enfrentados pelo setor de carne bovina nos Estados Unidos, como a redução de rebanho e margens pressionadas. Essa situação tem favorecido a demanda por frango e suíno.

De acordo com head da XP, os fundamentos favoráveis e a diversificação da companhia sustentam a expectativa de valorização das ações. Ele acrescentou que, com a dupla listagem, há perspectiva de aumento gradual no fluxo de investimentos e reavaliação do valor justo dos papéis à medida que a empresa for incluída em índices internacionais.

Mudança de domicílio fiscal

O analista também foi questionado sobre rumores de mudança de domicílio fiscal da JBS para Europa ou Estados Unidos. Segundo ele, a alteração poderia reduzir a carga tributária da companhia, considerando o perfil internacional da operação, mas ainda não há informações concretas sobre o tema.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios