CNBC Especialistas dizem quanto dinheiro em espécie você deve carregar na carteira

Tecnologia & Inovação

Após breve queda do X, Musk diz que vai retomar o foco nos negócios

Publicado 25/05/2025 • 08:42 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • A rede social X enfrentou uma queda de cerca de duas horas na manhã de sábado (24), o que levou o proprietário Elon Musk a afirmar que precisa voltar a dedicar mais tempo às suas empresas.
  • A declaração ecoa comentários feitos por ele no início do mês, quando sinalizou que reduziria sua atuação no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • O homem mais rico do mundo tem uma agenda cheia: é dono e CEO do X, da xAI (criadora do chatbot Grok, movido por inteligência artificial), da fabricante de carros elétricos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX.

A rede social X enfrentou uma queda de cerca de duas horas na manhã de sábado (24), o que levou o proprietário Elon Musk a afirmar que precisa voltar a dedicar mais tempo às suas empresas.

A declaração ecoa comentários feitos por ele no início do mês, quando sinalizou que reduziria sua atuação no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O homem mais rico do mundo tem uma agenda cheia: é dono e CEO do X, da xAI (criadora do chatbot Grok, movido por inteligência artificial), da fabricante de carros elétricos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX — sem contar os esforços recentes, e controversos, para ajudar Trump a enxugar o tamanho do governo federal dos EUA.

Diante da crescente reação negativa aos cortes e da queda nas ações da Tesla, Musk começou a se afastar do papel no governo, confirmando na semana passada que tem dedicado apenas um ou dois dias por semana ao chamado “Departamento de Eficiência Governamental”.

Leia também:

A Tesla é a grande derrotada do início do governo Trump

Ainda assim, o empresário doou mais de US$ 235 milhões para a campanha de reeleição de Trump e segue como um dos principais conselheiros do presidente dos EUA. Ele participou, inclusive, de uma reunião no Salão Oval com o presidente da África do Sul na quarta-feira (21).

Após a instabilidade no X neste sábado, Musk sugeriu que pode ter se afastado demais das operações das empresas.

“Como ficou evidente com os problemas de estabilidade do X nesta semana, é necessário realizar melhorias operacionais importantes”, afirmou. “O sistema de redundância deveria ter funcionado, mas falhou.”

O X voltou ao funcionamento normal por volta das 11h da manhã (EUA), ou 12h no horário de Brasília.

Segundo o SITE Intelligence Group, o grupo hacker ativista DieNet assumiu a responsabilidade pela queda.

De acordo com a organização, o grupo classificou o ataque como um “teste” de sua capacidade de realizar ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), técnica que sobrecarrega sistemas com tráfego online para torná-los inacessíveis a usuários legítimos.

A AFP não conseguiu verificar de forma independente a reivindicação da DieNet, e o X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o incidente.

“Foco total”

“De volta à rotina de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, dormindo em salas de conferência, servidores ou fábricas”, publicou Musk no X. “Preciso estar super focado no X/xAI e na Tesla (além do lançamento do Starship na próxima semana), pois estamos lançando tecnologias críticas.”

A SpaceX anunciou na sexta-feira que planeja realizar um novo teste de lançamento do mega-foguete Starship na semana que vem. Ainda em desenvolvimento, o Starship explodiu em voo nos dois lançamentos anteriores.

O foguete é peça-chave nos planos de longo prazo de Musk para colonizar Marte. A SpaceX tem apostado em uma série de lançamentos, apesar das falhas explosivas, para acelerar a identificação e resolução de problemas técnicos.

Nascido na África do Sul, o bilionário vem dando sinais há semanas de que vai reduzir seu papel político para voltar o foco aos negócios.

No início deste mês, Musk reconheceu que seu ambicioso esforço para cortar os gastos federais dos EUA não atingiu todos os objetivos, apesar das dezenas de milhares de demissões e reduções drásticas no orçamento.

Nesta semana, ele disse que pretende reduzir os gastos com política, embora não descarte apoiar causas no futuro “se houver motivo”.

Sobre suas doações recentes, afirmou: “Fiz o que precisava ser feito”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tecnologia & Inovação