Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Sem o Legislativo, a segurança pública não evoluirá”, diz Gilmar Mendes
Publicado 26/05/2025 • 12:13 | Atualizado há 5 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 26/05/2025 • 12:13 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Durante discurso no Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu a integração federativa e a participação ativa do Legislativo no enfrentamento da crise da segurança pública no país.
Segundo ele, “sem esta Casa, certamente, a segurança pública não evoluirá”. A declaração foi feita na presença do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Gilmar Mendes destacou que a articulação entre os poderes e os entes federativos é essencial para avanços no setor.
Leia também:
“O crime se organizou, infelizmente o Estado não”, diz Hugo Motta em seminário
Lewandowski detalha PEC da Segurança Pública durante seminário em SP; confira
O ministro defendeu ainda a necessidade de consolidação constitucional das ações de integração, mencionando a iniciativa do ministro Ricardo Lewandowski como um passo importante nesse sentido.
Gilmar Mendes reiterou a importância de priorizar temas criminais no Judiciário. Segundo ele, há críticas recorrentes às audiências de custódia, não pela sua existência, mas pelas desfuncionalidades observadas. “A toda hora a gente recebe manifestações críticas contra eventuais desfuncionalidades”, relatou.
O ministro citou, ainda, reclamações recentes do governador do Distrito Federal sobre a reincidência de crimes e a imediata soltura de presos em audiências de custódia. Ele defendeu ajustes no procedimento e uma análise cuidadosa da questão.
Durante o discurso, Mendes mencionou os altos índices de inquéritos inconclusos e processos criminais sem andamento adequado, com destaque para os casos de homicídio e tentativa de homicídio julgados pelo Tribunal do Júri.
O ministro ressaltou a importância da integração das forças de segurança federais, estaduais e municipais, especialmente diante das decisões recentes que ampliaram a atuação das Guardas Municipais. “É fundamental que haja essa integração. E é fundamental que isto se torne uma prioridade”, concluiu.
Por fim, o ministro reforçou a necessidade de participação ativa do Legislativo na formulação de políticas de segurança pública. Ele disse já ter discutido o tema com o presidente da Câmara e defendeu o federalismo cooperativo como modelo a ser seguido. Mendes reconheceu que parte dos temas debatidos já havia sido abordada no evento, mas considerou essencial reiterar os pontos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
5
Vale conclui recompra de R$ 3,8 bi em debêntures para reduzir custo da dívida