“Sem o Legislativo, a segurança pública não evoluirá”, diz Gilmar Mendes
Publicado 26/05/2025 • 12:13 | Atualizado há 3 dias
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Tesla: investidores exigem que Musk trabalhe 40 horas por semana em meio a “crise”
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
HP recua 15% após não atingir expectativas de lucro e culpa ‘custos adicionais’ com tarifas
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Publicado 26/05/2025 • 12:13 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Durante discurso no Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu a integração federativa e a participação ativa do Legislativo no enfrentamento da crise da segurança pública no país.
Segundo ele, “sem esta Casa, certamente, a segurança pública não evoluirá”. A declaração foi feita na presença do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Gilmar Mendes destacou que a articulação entre os poderes e os entes federativos é essencial para avanços no setor.
Leia também:
“O crime se organizou, infelizmente o Estado não”, diz Hugo Motta em seminário
Lewandowski detalha PEC da Segurança Pública durante seminário em SP; confira
O ministro defendeu ainda a necessidade de consolidação constitucional das ações de integração, mencionando a iniciativa do ministro Ricardo Lewandowski como um passo importante nesse sentido.
Gilmar Mendes reiterou a importância de priorizar temas criminais no Judiciário. Segundo ele, há críticas recorrentes às audiências de custódia, não pela sua existência, mas pelas desfuncionalidades observadas. “A toda hora a gente recebe manifestações críticas contra eventuais desfuncionalidades”, relatou.
O ministro citou, ainda, reclamações recentes do governador do Distrito Federal sobre a reincidência de crimes e a imediata soltura de presos em audiências de custódia. Ele defendeu ajustes no procedimento e uma análise cuidadosa da questão.
Durante o discurso, Mendes mencionou os altos índices de inquéritos inconclusos e processos criminais sem andamento adequado, com destaque para os casos de homicídio e tentativa de homicídio julgados pelo Tribunal do Júri.
O ministro ressaltou a importância da integração das forças de segurança federais, estaduais e municipais, especialmente diante das decisões recentes que ampliaram a atuação das Guardas Municipais. “É fundamental que haja essa integração. E é fundamental que isto se torne uma prioridade”, concluiu.
Por fim, o ministro reforçou a necessidade de participação ativa do Legislativo na formulação de políticas de segurança pública. Ele disse já ter discutido o tema com o presidente da Câmara e defendeu o federalismo cooperativo como modelo a ser seguido. Mendes reconheceu que parte dos temas debatidos já havia sido abordada no evento, mas considerou essencial reiterar os pontos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
“Você leva 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para destruí-la”, diz Kiki Moretti, fundadora do Grupo InPress
Trump diz que não está "se acovardando" das tarifas: "Isso se chama negociação", diz
Elon Musk anuncia saída do governo Trump
Começa hoje, na Estônia, principal evento global de governança digital
Rhode, marca de cosméticos de Hailey Bieber, é vendida e negócio pode chegar a US$ 1 bilhão