Fabricantes de chips enfrentam pressão em Wall Street.

CNBC Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam

Brasil

Senado discute impacto das tarifas dos EUA no comércio brasileiro

Publicado 26/05/2025 • 20:23 | Atualizado há 2 dias

Agência DC News

KEY POINTS

  • Aumento de tarifas incidentes sobre bens importados causou "inflexão" em vários setores da indústria no Brasil, diz presidente da CRE.
  • "O Brasil precisa estar preparado para enfrentar os atuais desafios do sistema de comércio internacional, de modo a resguardar a competitividade de suas cadeias produtivas e os empregos a elas associados", segundo o senador Nelsinho Trad.
  • Audiência marcada para quinta-feira, 29, contará com representante do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Senador Nelsinho Trad CRE tarifas

Imagem do senador Nelsinho Trad, debruçado sobre um púlpito e falando ao microfone na Câmara dos Senadores.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que tarifas elevadas dos EUA afetaram todas as indústrias do Brasil, e comissão presidida por ele se reunirá para discutir o assunto nesta semana (Imagem: Senado Federal/Divulgação)

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal do Brasil está organizando uma audiência pública para discutir as novas diretrizes do comércio internacional. A audiência, que vai acontecer na quinta-feira (29) às 10h, abordará as implicações das tarifas de importação elevadas pelos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela Agência Senado.

O presidente da Comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou em seu requerimento a necessidade de entender como as decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, impactam o Brasil. As tarifas aumentadas estão afetando significativamente o comércio internacional e todos os setores de exportação brasileiros, exigindo que o Congresso se informe sobre as estratégias de negociação do país contra o protecionismo.

LEIA TAMBÉM

Alckmin: a expectativa é assinar até o fim do ano um acordo entre Mercosul e UE

Presidente da Petrobras afirma que preços da gasolina e diesel estão abaixo da paridade

Aumento do IOF e medidas unilaterais causam insegurança no mercado, diz Rafael Furlanetti

Tarifas estão causando “inflexão” nas regras, diz presidente da CRE

O termo usado por Nelsinho Trad foi o de “inflexão”. Segundo Trad, o cenário normalizado prevê a redução de barreiras e tarifas para facilitar o intercâmbio de mercadorias. Ao impor tarifas mais elevadas, o protecionismo de Donald Trump trouxe preocupações sobre as relações entre o Brasil e os EUA.

“O Brasil precisa estar preparado para enfrentar os atuais desafios do sistema de comércio internacional, de modo a resguardar a competitividade de suas cadeias produtivas e os empregos a elas associados”, disse o presidente da Comissão.

Na audiência, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, será representado por Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do ministério.

Outros nomes convidados a participar incluem Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior; e Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, também estará presente. Outros convidados incluem Roberto Azevêdo, ex-diretor da OMC, Adalnio Senna Ganem, cônsul-geral em Nova York, e Marcos Troyjo, ex-secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Economia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil