Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
A Ballena quer faturar R$ 160 milhões e “nadar” nos EUA
Publicado 28/05/2025 • 08:30 | Atualizado há 2 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 28/05/2025 • 08:30 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Quem frequenta a noite paulistana talvez já tenha se deparado com a garrafa rosa que leva o desenho de uma baleia. Trata-se da Ballena, licor à base de tequila que quando servido se assemelha com um iogurte de morango — mas com um punch pouco inocente e que está fazendo sucesso.
No ano passado, a Ballena mais do que triplicou sua receita para um faturamento que superou R$ 70 milhões. Para 2025, ano em que a marca completa três anos de vida, a projeção é que as vendas possam ultrapassar os R$ 160 milhões.
O que anima a companhia é que as vendas em meses de pico superam a marca de 200 mil garrafas. É um número de respeito, ainda mais considerando que a bebida não é das mais baratas. Cada garrafa de 750 ml custa cerca de R$ 130.
A expectativa pelo aumento se dá pelo investimento em marketing (com o patrocínio de esportes aquáticos e automobilismo) e o lançamento de novos sabores: coco e chocolate com caramelo.
Nos últimos anos, a Ballena contou com uma linha de produção terceirizada, mas a ideia é que isso passe a ser feito pela própria companhia. “A gente ainda não fez isso porque o manuseio do leite é um pouco complexo”, diz Fernando Gorayeb, CEO e fundador da Ballena. A tequila é importada do México.
Além de Gorayeb, que já tinha experiência no setor de bebidas em marcas como Easy Booze, St. Pierre, Moving e Fever Tree, a Ballena tem como sócios o fotógrafo Gil Cebola e os empresários Léo Venditto e Vitor Melo.
A projeção de receita é considerada conservadora porque o número pode ser inflado dependendo de como serão as vendas em novos mercados. O primeiro alvo é o mercado americano, cujo desembarque pode acontecer neste trimestre.
A ideia é começar a ganhar o mercado na América do Norte através das vendas online. Dependendo da aceitação do produto, a companhia vai considerar a distribuição para canais físicos.
“Se eu ligar no Walmart e oferecer 10 contêineres, eles vão dizer que ninguém conhece a marca”, diz Gorayeb. "Você precisa criar desejo naquele mercado."
Depois dos EUA, o mesmo processo deve ser feito na Europa. A expectativa é de que as vendas no Velho Continente aconteçam somente no terceiro trimestre. A entrada deve se dar por Portugal.Para impulsionar o plano de internacionalização e de fabricação própria, a Ballena está negociando a captação de um aporte com fundos de investimento. A coluna apurou que o investimento está em fase de due diligence.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings