Empresas europeias nunca estiveram tão pessimistas em relação à China
Publicado 28/05/2025 • 09:07 | Atualizado há 6 dias
Publicado 28/05/2025 • 09:07 | Atualizado há 6 dias
KEY POINTS
Xangai, China.
Unplash
O otimismo empresarial europeu em relação à China atingiu o nível mais baixo já registrado – pior do que durante a pandemia – devido à desaceleração do crescimento e às preocupações geopolíticas.
Um recorde de 73% dos entrevistados na pesquisa anual da Câmara de Comércio da UE na China afirmaram que fazer negócios no país asiático se tornou mais difícil no último ano, marcando um novo recorde pelo quarto ano consecutivo.
Essa é apenas uma das várias baixas históricas de sentimento encontradas na pesquisa anual, publicada desde 2004. O estudo mais recente, divulgado na quarta-feira, abrangeu 503 entrevistados em janeiro e fevereiro.
“As empresas estão realmente sentindo a pressão, sendo pessimistas, mas, novamente, encontrando cadeias de suprimentos muito atraentes na China, que exigem uma presença contínua no mercado chinês”, disse Jens Eskelund, presidente da câmara, a repórteres esta semana.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Lucro industrial da China acelera em abril com apoio de Pequim
Sudeste asiático reforça parceria com a China e atrai França. Estados Unidos isolados?
Ainda assim, isso não significa que a confiança empresarial esteja perto de retornar.
“Ainda não vimos um ponto de inflexão”, disse Eskelund. “Grande parte disso se resume à incerteza.”
A pesquisa refletiu como os desafios para empresas estrangeiras na China aumentaram significativamente desde que o lockdown causado pela pandemia em 2022 interrompeu as cadeias de suprimentos. Embora as marcas locais tenham se tornado mais competitivas, a demanda geral do consumidor permaneceu fraca em meio à crise imobiliária e à incerteza no mercado de trabalho.
As empresas de cosméticos foram particularmente afetadas. O setor atribuiu a culpa à queda na demanda local e relatou uma queda de 45% na receita em 2024 em relação ao ano anterior — apenas o segundo declínio na última década, de acordo com o relatório da câmara.
Por outro lado, a aviação e a aeroespacial foram os raros setores que afirmaram que fazer negócios na China se tornou mais fácil.
O crescimento mais lento está diminuindo a atratividade da China em relação a outros mercados.
Um recorde de apenas 12% dos entrevistados estavam otimistas quanto à lucratividade na China nos próximos dois anos, enquanto o menor número já registrado classificou o país como um dos principais destinos para investimentos futuros. Outro recorde de 38% dos entrevistados disseram que planejam expandir na China no próximo ano.
E embora Pequim tenha anunciado esforços para melhorar as condições para investimentos estrangeiros, muitos desafios permanecem.
Um recorde de 63% dos entrevistados disseram ter perdido oportunidades de negócios na China no ano passado devido a restrições de acesso ao mercado e barreiras regulatórias. As empresas de dispositivos médicos que responderam disseram que as empresas europeias sofreram discriminação devido a práticas de compras públicas que favorecem empresas nacionais.
O nível de pessimismo ecoou uma pesquisa anual com empresas americanas na China, divulgada no final de janeiro, que mostrou que uma parcela recorde de empresas americanas estava acelerando os planos de realocar a produção ou o fornecimento.
Enquanto isso, 53% dos entrevistados disseram que aumentariam seus investimentos na China se mais medidas fossem tomadas para melhorar o acesso ao mercado local.
A China continua dominante na cadeia de suprimentos global por sua capacidade de oferecer peças de qualidade pelo menor preço — a única maneira de as empresas permanecerem competitivas, disse Eskelund, citando conversas nas últimas três semanas com centenas de empresas nos seis capítulos da câmara na China.
Quando questionados sobre a diversificação da cadeia de suprimentos, mais de um quarto dos entrevistados afirmou estar aumentando a terceirização para a China como forma de atender aos requisitos de localização e alcançar melhor o mercado doméstico.
Uma parcela bem menor, de 10%, dos entrevistados afirmou estar estabelecendo cadeias de suprimentos alternativas no exterior, mantendo sua rede existente na China. A pesquisa também constatou que quase metade dos entrevistados afirmou que seus fornecedores chineses também estavam transferindo suas operações para outros mercados.
Líderes chineses e da UE devem realizar uma cúpula em Pequim em julho, enquanto ambos buscam fortalecer os laços bilaterais em meio a tarifas mais altas impostas pelos EUA. A UE é o segundo maior parceiro comercial da China em nível regional.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Galípolo: 'Não devemos usar o IOF para arrecadar, e ciclo de alta de juros ainda está em discussão'
Temos avançado com Senado nas tratativas sobre autonomia financeira do BC, avalia Galípolo
70% dos Millennials e Geração Z no Brasil já utilizam IA no trabalho, revela pesquisa da Deloitte
JP Morgan Chase: CEO alerta sobre riscos da dívida para o mercado de títulos
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi sem restrições