Indústria da China em alerta: lucro do setor cai 10%
Publicado 27/11/2024 • 10:30 | Atualizado há 5 meses
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 27/11/2024 • 10:30 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Os lucros industriais da China caíram 10% em outubro em relação ao ano anterior, em mais um sinal de que as medidas de estímulo de Pequim ainda não conseguiram reverter a queda nos ganhos das empresas.
Isso ocorreu após uma queda de 27,1% em setembro, a maior desde março de 2020. Os lucros industriais são um indicador importante da saúde financeira das fábricas, minas e serviços de utilidade pública na China.
Nos primeiros dez meses do ano, os lucros das empresas industriais chinesas diminuíram 4,3% em relação ao ano anterior, informou o Escritório Nacional de Estatísticas em um comunicado na quarta-feira (27). Isso se compara a uma queda de 3,5% nos primeiros nove meses.
Dados recentes indicam que as últimas medidas de estímulo de Pequim já ajudaram alguns setores da economia, mas não o suficiente para compensar as pressões deflacionárias persistentes. Veja:
Por outro lado, as vendas no varejo em outubro superaram as expectativas com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior, e a taxa de desemprego caiu para 5%, abaixo dos 5,1% de setembro.
A segunda maior economia do mundo cresceu em seu ritmo mais lento no terceiro trimestre desde o início de 2023, enfrentando um consumo doméstico fraco e uma prolongada crise no setor imobiliário.
Desde o final de setembro, as autoridades chinesas intensificaram os anúncios de estímulo para sustentar a economia em dificuldades e alcançar a meta de crescimento do governo de “cerca de 5%”.
A China está programada para divulgar seu índice oficial de gerentes de compras do setor manufatureiro para novembro no sábado (30). O PMI oficial deve ser de 50,3, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas, uma expansão ligeiramente maior do que os 50,1 de outubro.
Uma leitura acima de 50 indica expansão na atividade, enquanto uma abaixo desse nível sugere contração.
Mais lidas
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Volkswagen considera fabricar Audis nos EUA para evitar tarifas de Trump
Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"