Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresas da América Latina têm dificuldade de adotar IA generativa no dia a dia, diz estudo
Publicado 29/05/2025 • 21:25 | Atualizado há 6 meses
BREAKING NEWS:
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 29/05/2025 • 21:25 | Atualizado há 6 meses
Pexels
Apenas 1 a cada 5 empresas da América Latina adotam o uso de IA generativa.
A implementação de tecnologias de inteligência artificial nas empresas enfrenta alguns desafios por parte das lideranças e governanças internas, principalmente na América Latina, de acordo com uma pesquisa global da Thomson Reuters.
Embora 85% dos 1.800 profissionais sul-americanos entrevistados acreditem que a IA generativa deve integrar suas rotinas no trabalho, apenas uma a cada cinco empresas, realmente adotam essa tecnologia internamente e 18% treinam seus funcionários para tal, o que demonstra um certo “atraso” na sua implementação.
Em contrapartida, globalmente, há uma taxa de 36% na implementação do uso de inteligência artificial no trabalho. Isso significa que, em comparação aos países sul americanos, outros países estão à frente no uso dessas tecnologias.
Além disso, 77% dos profissionais na América Latina relataram falta de treinamento sobre IA generativa em seus locais de trabalho, 55% deles demonstram interesse em adquirir conhecimento e implementação da inteligência artificial em suas rotinas. Em comparação ao cenário mundial, esse número é de 64%.
“O entusiasmo pela IA Generativa na América Latina é notável, mas precisa ser acompanhado por uma estrutura de governança sólida, uma implementação estratégica e programas de capacitação adequados”, diz Rodrigo Hermida, vice-presidente do segmento de Legal Professionals para América Latina e de Tax Professionals para South LatAm na Thomson Reuters.
Esses dados representam um “receio” por parte dos líderes e donos de empresas na implementação da IA na América Latina. Uma das principais preocupações em relação à adoção é a segurança de dados, são 53% das respostas. Em seguida, há uma desconfiança com a confidencialidade de informações fornecidas para a inteligência artificial e o custo de contratação dessas ferramentas, que representam 50% das respostas, respectivamente.
A maioria, 73% das respostas dos entrevistados em âmbito global, explicam que a não adoção de IA é devido ao receio em relação às respostas erradas ou imprecisas da tecnologia generativa.
Rodrigo Hermida diz que esse receio pode ser superado pela escolha de empresas de softwares confiáveis, que ofereçam ferramentas robustas projetadas para garantir eficiência e máxima segurança de informações. “As organizações que conseguirem estabelecer políticas claras e investirem no treinamento de seus profissionais, não apenas mitigarão riscos, mas transformarão essa tecnologia em uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.” conclui Hermida.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Escalado para atuar nas negociações da COP-30, Lula pede roteiro para países abandonarem petróleo
3
Diretor do filme ‘Bitcoin Brasil’ explica por que a criptomoeda pode redefinir o futuro financeiro
4
Banco Master: presidente do FGC diz que credores irão receber entre 30 e 60 dias
5
Incêndio atinge pavilhões da COP30 em Belém; participantes são retirados pelos bombeiros