CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Notícias do Brasil

“Quem errou vai ser punido”, diz Lula sobre fraudes no INSS

Publicado 03/06/2025 • 11:45 | Atualizado há 9 meses

KEY POINTS

  • O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (3) que as investigações sobre fraudes no INSS devem seguir com rigor, e que os responsáveis serão responsabilizados. Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo reforçou a necessidade de cautela, mas garantiu a punição dos envolvidos.
  • Ele explicou que o governo optou por evitar operações midiáticas e determinou que a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União façam investigações minuciosas

O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (3) que as investigações sobre fraudes no INSS devem seguir com rigor, e que os responsáveis serão responsabilizados. Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo reforçou a necessidade de cautela, mas garantiu a punição dos envolvidos.

“Quem errou vai ser punido. E o que vai acontecer? Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha”, disse o presidente.

Ele explicou que o governo optou por evitar operações midiáticas e determinou que a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União façam investigações minuciosas. Segundo ele, as fraudes teriam origem na gestão anterior. “Todo mundo sabe que isso é um erro feito no governo passado, possivelmente propositadamente”, declarou.

Leia mais sobre a coletiva de Lula:

“Não acho que tenha sido um erro”, diz Lula sobre IOF; presidente discute tema com líderes nesta terça

Em coletiva, Lula fala sobre a possibilidade de reforma ministerial, INSS e mudanças no IOF

Acompanhe os principais pontos da entrevista:

Salário mínimo e articulação política

Questionado sobre as negociações em torno do salário mínimo, o presidente disse que ainda não recebeu a proposta oficial e, por isso, não pretende se manifestar. “Eu não posso ser o estragador de uma reunião que está durando há dois dias e dar um palpite aqui”, afirmou.

Sobre a articulação política, criticou decisões tomadas sem consulta prévia aos líderes do Congresso. Relatou que, em outros momentos, medidas foram apresentadas após debate com a Câmara e o Senado, o que, segundo ele, evita erros.

Licenciamento ambiental e Marina Silva

O presidente também comentou as críticas sofridas pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Congresso. Disse que mantém total confiança na ministra e ressaltou a importância de diálogo entre os ministérios e órgãos de fiscalização ambiental. Ele reconheceu que há demora em alguns processos, atribuída à falta de servidores e à exigência técnica do Ibama.

Sobre as novas regras de licenciamento ambiental aprovadas no Congresso, informou que ainda não conhece o conteúdo e que só se posicionará após análise.

Relação com os Estados Unidos

Ao ser questionado sobre as declarações de autoridades norte-americanas a respeito de membros do Judiciário brasileiro, o presidente classificou como inadmissível a interferência de governos estrangeiros em decisões de Cortes supremas de outros países. Ele disse que o Brasil pretende esgotar as negociações comerciais antes de levar questões à Organização Mundial do Comércio, caso não haja acordo.

“Se você concorda ou não, silencie. Porque não é correto dar palpite”, afirmou o presidente.

Associações e fraudes no INSS

Sobre a atuação de associações junto ao INSS, inclusive entidades ligadas a aliados políticos, o presidente disse que os pagamentos foram suspensos para todas elas e que o governo aguarda comprovação da regularidade das autorizações. “Se as pessoas não mandarem documento provando com A mais B, não tem por que liberar”, declarou.

Ele garantiu que as investigações seguirão e que os responsáveis serão punidos conforme a lei. Ressaltou ainda que o governo prioriza o ressarcimento dos aposentados prejudicados e que não aceitará novas irregularidades.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;