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Em meio a preocupações com tarifas, Walmart busca clientes mais jovens

Publicado 06/06/2025 • 21:43 | Atualizado há 19 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A rede varejista Walmart está buscando novos consumidores, apesar das atuais preocupações econômicas, segundo apontou o CFO da empresa, John David Rainey, a repórteres. Ele também disse que as tarifas atuais não trouxeram nenhuma mudança no comportamento do consumidor.
  • A varejista apresentou seu evento anual para funcionários e gerentes de lojas, bem como seus executivos, no noroeste do Arkansas.
  • Na ocasião, a marca revelou seus esforços mais recentes para atrair clientes mais novos e mais frequentes, incluindo uma nova linha de vestuário para adolescentes e uma nova campanha publicitária.
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Pessoas compram produtos no Walmart em Rosemead, Califórnia, em 11 de abril de 2025.

Frederic J. Brown | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

Enquanto as tarifas aumentam os preços, o Walmart revelou seus últimos esforços para conquistar consumidores novos e mais jovens — incluindo uma nova campanha publicitária, uma marca de roupas voltada para pré-adolescentes e entregas por drones em mais cidades.

As iniciativas, anunciadas pelos líderes do gigante do varejo nesta semana, ilustram como o Walmart vê oportunidades de crescimento mesmo enquanto os consumidores apertam o cinto e a perspectiva econômica parece incerta.

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Evento anual e ambiente econômico

O Walmart, o maior empregador privado e varejista dos EUA, reuniu milhares de funcionários, gerentes de loja, investidores e repórteres nesta semana em seu evento, o “Associates Week”, em sua cidade natal de Bentonville, Arkansas, e na vizinha Fayetteville.

O evento, que é parte encontro motivacional, parte cerimônia de reconhecimento aos funcionários, coincide com sua reunião anual de acionistas e culmina com surpresas de performances musicais e de celebridades. Este ano, o apresentador e comediante Jimmy Fallon foi o anfitrião; e Post Malone, Camila Cabello, Noah Kahan e The Killers foram as atrações musicais.

Apesar da atmosfera festiva, foi difícil ofuscar os eventos fora do Arkansas. A celebração aconteceu em um momento em que as tarifas agitaram o setor varejista, forçaram aumentos de preços em diversas redes e levantaram dúvidas sobre o crescimento econômico.

Mesmo assim, o Walmart insiste que tem a oportunidade de continuar ganhando mercado entre consumidores atentos ao valor, de diversas faixas de renda, incluindo famílias mais ricas, oferecendo produtos melhores e mais conveniência — um esforço que espera que seus novos planos ajudem a impulsionar.

Impacto das tarifas e resposta do walmart

O diretor financeiro do Walmart, John David Rainey, disse a repórteres na sexta-feira (6) que as tarifas não mudaram os padrões de gastos dos consumidores — onde os compradores estão gastando mais com alimentos e economizando em outros itens.

“Tem sido muito consistente, e o que vimos no último ano, até dois anos, é que os consumidores estão gastando mais com comida, o que deixa menos dinheiro para gastar com mercadorias em geral”, disse Rainey, referindo-se a itens não essenciais como roupas e brinquedos.

“Ainda dá para perceber que os orçamentos estão apertados, que os consumidores ainda enfrentam preços altos, mesmo que os números de inflação ano a ano não sejam os mesmos de 18 meses atrás”, ele disse.

No mês passado, Rainey alertou que o Walmart teria que aumentar seus preços devido às tarifas, uma declaração que recebeu críticas severas do presidente Donald Trump, que disse à empresa para “ABSORVER AS TARIFAS” em uma postagem nas redes sociais.

O CEO do Walmart, Doug McMillon, defendeu a decisão de anunciar os aumentos de preços.

“Estamos apenas tentando ser bons varejistas”, ele disse. “E então, quando divulgamos os resultados do primeiro trimestre, queríamos comunicar o que estamos vendo. Acho que temos a responsabilidade de fazer isso pelos acionistas, e acho que fizemos isso de forma apropriada.”

McMillon se recusou a especificar na sexta-feira (6) as categorias ou mercadorias onde o Walmart aumentou os preços, dizendo que a empresa está “fazendo tudo o que pode para compensar” a pressão de custo sobre itens importados. Cerca de dois terços do que o Walmart vende nos EUA é produzido, cultivado ou montado no país.

Os alimentos representam a maior parte das vendas do Walmart nos EUA, e essa categoria tem margens de lucro pequenas. No entanto, vender mais categorias com margens mais altas, como vestuário e decoração para casa, pode ajudar o Walmart a compensar as pressões de custo ou aumentos de preços devido às tarifas, disse McMillon.

Novas iniciativas

À medida que as tensões comerciais diminuem o sentimento do consumidor, o Walmart acredita que os novos investimentos podem ajudá-lo a conquistar novos consumidores que têm uma visão desatualizada do varejista.

Entre os esforços, o Walmart planeja expandir as entregas por drones para 100 lojas em três estados no próximo ano através do operador de drones Wing. Os clientes já podem receber entregas por drones em partes do noroeste do Arkansas e na área de Dallas-Fort Worth.

Também a partir do início de julho, o Walmart vai lançar uma nova marca própria de roupas, a Weekend Academy. A varejista projetou a nova marca, que estreará com 65 itens de vestuário, calçados e acessórios para meninas e meninos pré-adolescentes, com a maioria dos produtos custando menos de US$15 (R$ 83,40).

Gypsy Jo Diessner, vice-presidente de moda infantil do Walmart nos EUA, disse que a marca chegará às prateleiras a tempo para a temporada de volta às aulas. Ela afirmou que o público-alvo é a Geração Alpha, um jovem consumidor antenado na moda que tem menos opções do que crianças menores, adolescentes e adultos.

O plano do Walmart de se reinventar para um novo tipo de cliente talvez tenha ficado mais evidente em uma prévia de uma campanha publicitária mostrada aos funcionários reunidos na Celebração dos Associados na Bud Walton Arena da Universidade de Arkansas.

Os comerciais de TV, que contam com os atores Walton Goggins de “The White Lotus” da HBO e Stephanie Beatriz de “Brooklyn Nine-Nine”, destacam os produtos e opções de entrega do Walmart que podem surpreender alguns consumidores. A campanha leva o slogan “Quem diria?”

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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