Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Uber contrata empresa de IA Wayve para testar viagens totalmente autônomas no Reino Unido
Publicado 10/06/2025 • 08:57 | Atualizado há 4 meses
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 10/06/2025 • 08:57 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Uma van de entrega equipada com o software de direção autônoma da Wayve faz parte da frota de veículos que fazem entregas de compras de supermercado em Londres.
Wayve
A Uber anunciou na terça-feira (10) que fez uma parceria com a empresa de tecnologia de carros autônomos Wayve para lançar testes de viagens totalmente autônomas no Reino Unido.
O aplicativo de transporte disse que o projeto-piloto seria o primeiro do tipo para a empresa, pois permitiria que os usuários fizessem viagens de Uber sem a presença de um motorista de segurança — um padrão de direção autônoma descrito pelo setor como “Nível 4”.
Veículos autônomos se tornaram uma visão comum em São Francisco, onde a Waymo, empresa de direção autônoma do Google, oferece um serviço comercial de transporte por aplicativo com seus carros autônomos. No entanto, outras empresas globais estão correndo para lançar seus próprios serviços, os chamados “robotáxis”.
Andrew MacDonald, presidente e diretor de operações da Uber, disse que a parceria com a Wayve levaria a empresa um passo mais perto de sua visão de “tornar a autonomia uma opção segura e confiável para passageiros em todos os lugares”.
“Este é um momento decisivo para a autonomia do Reino Unido”, disse Alex Kendall, CEO e cofundador da Wayve, em um comunicado. “Com a Uber e um parceiro OEM global, estamos nos preparando para colocar nossa tecnologia de motorista com IA em prática nas ruas de Londres.”
A Uber disse que conseguiu lançar o piloto no Reino Unido graças a uma “estrutura acelerada” para pilotos comerciais autônomos que está sendo introduzida pelo Departamento de Transportes do Reino Unido.
A Uber e a Wayve disseram que trabalhariam em estreita colaboração com o governo e a Transport for London — que é a principal autoridade que supervisiona o transporte na capital do Reino Unido — nas aprovações regulatórias e permissões antes de iniciar os testes.
Apoiada pelo SoftBank, a Wayve é uma startup sediada em Londres que desenvolve software para habilitar veículos autônomos. Sua plataforma utiliza inteligência artificial para permitir que os carros avaliem o ambiente ao seu redor e foi projetada para ser aplicável em qualquer ambiente.
No ano passado, o Reino Unido aprovou a Lei de Veículos Autônomos, que, segundo o governo da época, abriria caminho para que veículos autônomos chegassem às estradas britânicas até 2026.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Disputa fora de campo: briga por verba de TV coloca Flamengo contra Palmeiras, São Paulo, Santos e outros clubes
Oncoclínicas anuncia reestruturação e foca em parcerias e tratamentos oncológicos; ações disparam após anúncio
Novo Nordisk, dona do Ozempic, e Eurofarma fecham parceria para lançar novas canetas para perda de peso
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC