Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Marcas fortes geram tradição”, afirma diretor da Brand Finance sobre ranking das mais valiosas do Brasil
Publicado 11/06/2025 • 15:34 | Atualizado há 3 dias
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Meta está investindo R$ 68,3 bilhões na Scale AI, diz CEO da startup
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Publicado 11/06/2025 • 15:34 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
A Brand Finance divulgou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil para 2024-2025. O levantamento aponta o Nubank como o grande destaque do ano, com um crescimento de 195% no valor de marca, alcançando a quarta posição no ranking nacional.
“Me perguntaram um dia se a tradição gera marcas fortes. A minha resposta foi: marcas fortes geram tradição”, afirmou Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance e head da operação no Brasil, durante entrevista ao Money Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
O ranking continua liderado pelo Itaú, seguido por Banco do Brasil, Bradesco, Nubank e Caixa. Além do setor financeiro, outras empresas se destacaram, como Petrobras, Localiza, Vale, Vivo e Sadia.
Segundo Chaves, duas marcas ingressaram no ranking este ano. A primeira é a Sem Parar, do setor de mobilidade e serviços comerciais. A segunda é a Sol de Janeiro, marca de cosméticos fundada por uma brasileira, mas de origem americana, e que alcançou projeção internacional.
“A Sol de Janeiro é campeã de vendas nas redes Sephora e apresentou alta percepção e boa reputação internacional, além de volume de vendas relevante”, disse.
Leia também:
Nubank anuncia Youssef Lahrech como advisor; David Vélez assume funções de presidente e COO
Itaú lança agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa
“Vamos entregar lucros maiores a cada trimestre”, diz André Carvalho, diretor do Bradesco
O executivo explicou que a avaliação da Brand Finance segue critérios normalizados, certificados por ISO. O processo começa com uma pesquisa de mercado, que mede conhecimento de marca, familiaridade, reputação e lealdade. Também são avaliados aspectos de sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
A pesquisa é combinada a indicadores financeiros, como crescimento de receita e margem de contribuição. “Criamos um mapa de diversos pontos de contato que a marca tem com o consumidor. É a partir desses dados que mensuramos a fortaleza da marca”, relatou.
Ao final, a metodologia cruza os dados de percepção de marca com as informações financeiras publicadas, projetando fluxos de receita e trazendo-os a valor presente, similar ao valuation tradicional de empresas.
Questionado sobre o desempenho de marcas tradicionais, Chaves destacou que a Vale, mesmo operando no setor de commodities, mantém-se entre as dez mais valiosas devido à elevada geração de receita. Os Correios também apresentaram fortalecimento no último levantamento, apesar de questões recentes. “Nossa pesquisa de mercado é feita no final do ano. Os movimentos mais próximos só devem ser captados na próxima rodada”, esclareceu.
Para o executivo, marcas fortes têm papel estratégico além do valor financeiro. “Elas atraem mais talentos, investidores e consumidores. E tendem a crescer acima da média do mercado”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Irã: usina nuclear atingida por ataque israelense tem contaminação por radiação, diz diretor
França reafirma direito de Israel se defender; Grécia e Reino Unido se pronunciam
Irã hasteia ‘bandeira vermelha da vingança’ após bombardeios de Israel; entenda o gesto
"Chega de escalada. É hora de parar", diz chefe da ONU após ataques entre Israel e Irã
Lula decide entrar pessoalmente em articulação sobre IOF