Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vendas no varejo da China crescem mais rápido desde dezembro de 2023; a produção industrial fica abaixo das expectativas
Publicado 16/06/2025 • 06:01 | Atualizado há 5 meses
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 16/06/2025 • 06:01 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Confiança para o consumo tem perspectivas ruins para o futuro
Unsplash
As vendas no varejo da China em maio cresceram em sua taxa mais rápida desde o final de 2023, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas na segunda-feira, em parte ajudadas pelos feriados do Dia do Trabalho e do Barco-Dragão.
As vendas no varejo aumentaram 6,4% no mês passado em relação ao ano anterior, superando drasticamente as estimativas dos analistas de um crescimento de 5% em uma pesquisa da Reuters e subindo em relação ao crescimento de 5,1% no mês anterior .
O crescimento da produção industrial desacelerou para 5,8% em maio, em relação ao mesmo período do ano anterior, ante 6,1% no mês anterior. O último dado veio ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas, de um aumento de 5,9%.
O investimento em ativos fixos, relatado no acumulado do ano, expandiu 3,7% em maio em relação ao ano anterior, ficando abaixo da previsão da Reuters de um crescimento de 3,9% e desacelerando em relação ao crescimento de 4% nos primeiros quatro meses.
A taxa de desemprego baseada em pesquisas urbanas em maio chegou a 5,0%, caindo de 5,1% em abril para o menor nível desde novembro do ano passado.
Um acordo tarifário firmado entre Pequim e Washington em meados de maio proporcionou alívio temporário às exportações do país, levando algumas empresas a antecipar as remessas e, ao mesmo tempo, a intensificar a busca por mercados alternativos. Ambos os lados firmaram uma trégua de 90 dias para reverter a maior parte das taxas de três dígitos aplicadas aos produtos um do outro no início de abril.
O secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse à CNBC na semana passada que as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas permanecerão no nível atual de 55%.
As exportações da China cresceram menos do que o esperado em maio , embora o aumento nos embarques para países do Sudeste Asiático, países da União Europeia e África tenha ajudado a compensar a forte queda nas mercadorias com destino aos EUA. As exportações da China para os EUA caíram mais de 34% em relação ao ano anterior, a maior queda desde fevereiro de 2020.
Os dados comerciais dos últimos dois meses indicaram resiliência nas exportações da China, de acordo com o Goldman Sachs, pois destacaram “a dificuldade das tarifas bilaterais em reduzir significativamente o total das exportações chinesas”.
A fraca demanda interna se destacou como uma questão mais urgente para as autoridades chinesas. Os preços ao consumidor registraram queda anual por quatro meses consecutivos, recuando 0,1% em maio. A deflação nos preços de fábrica ou ao produtor também se aprofundou, recuando 3,3% em relação ao ano anterior.
No entanto, Pequim pode sentir menos urgência em implementar medidas adicionais de flexibilização, já que as exportações parecem mais resilientes do que o esperado e o crescimento do PIB está a caminho de ultrapassar 5% no primeiro semestre, disse o Goldman.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Incêndio atinge pavilhões da COP30 em Belém; participantes são retirados pelos bombeiros
3
Escalado para atuar nas negociações da COP-30, Lula pede roteiro para países abandonarem petróleo
4
Diretor do filme ‘Bitcoin Brasil’ explica por que a criptomoeda pode redefinir o futuro financeiro
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG