CNBC
Donald Trump.

CNBC UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto

Sucesso

As pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas que conheço fazem essas perguntas ‘poderosas’, diz ex-executiva do Google

Publicado 16/06/2025 • 11:05 | Atualizado há 1 mês

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Crescemos ouvindo que ser curioso demais era errado, como se estivéssemos ultrapassando limites. Mas, na vida adulta, fazer perguntas que vão além da superfície é como construímos relações mais profundas.
  • No livro "Coragem Selvagem: Vá Atrás do Que Você Quer e Consiga", Jenny Wood, autora best-seller do New York Times, palestrante, ex-executiva do Google e ex-pesquisadora da Harvard Business School, escreve sobre como abraçar uma curiosidade insaciável, não para fofocas, mas para um entendimento e conexão genuínos.
  • Fazer perguntas inteligentes e inesperadas mostra que você é curioso e está pronto para se destacar, aconselha a palestrante.
As pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas que conheço fazem essas perguntas 'poderosas', diz ex-executiva do Google.

As pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas que conheço fazem essas perguntas 'poderosas', diz ex-executiva do Google.

Pixabay.

Crescemos ouvindo que ser curioso demais era errado, como se estivéssemos ultrapassando limites. Mas, na vida adulta, fazer perguntas que vão além da superfície é como construímos relações mais profundas. As perguntas certas podem ajudar você a aprender mais e se destacar como uma pessoa atenciosa e prestativa.

No meu livro, “Coragem Selvagem: Vá Atrás do Que Você Quer e Consiga”, escrevo sobre como abraçar uma curiosidade insaciável, não para fofocas, mas para um entendimento e conexão genuínos. É um superpoder.

A curiosidade é uma habilidade que pode ser cultivada. Crianças com menos de cinco anos fazem até 180 perguntas por dia. Mas os adultos muitas vezes reprimem esse instinto e, ao fazer isso, perdemos oportunidades de aprender e crescer juntos.

Leia também:

CEO da Amazon: pessoas na casa dos 20 anos tendem a cometer este erro — eu tive sorte em evitá-lo

Bill Gates afirma que doará US$ 200 bilhões — e revela destino de parte do valor

CEO da Nissan fala sobre liderança no caos: seja rápido e seja flexível

Não tenha medo de fazer essas 7 perguntas poderosas

Fazer perguntas curiosas e bem pensadas mostra que você está envolvido no seu trabalho e faz parecer que você tem grandes ideias. Isso demonstra que você não tem medo de perguntar o que realmente importa a alguém em posição de poder.

Aqui está como transformar conversas comuns em oportunidades extraordinárias de crescimento e conexão:

1. “Qual é a coisa que você gostaria de saber quando estava na minha posição?”

Essa é uma ótima pergunta para fazer ao seu chefe. Mostra vontade de aprender e de se beneficiar da experiência dele. Também sinaliza humildade — você não está buscando atalhos, está pedindo para aprender com a experiência dele. Se você perceber que ele se sente à vontade para ser vulnerável, pode perguntar: “Qual foi uma das lições de liderança mais difíceis para você aprender?”

2. “Quais mudanças você prevê em nosso setor e como posso me preparar?”

Essa é uma conversa ideal para iniciar com o chefe do seu gerente ou alguém influente na sua área. Demonstra que você está pensando no futuro e está pronto para se adaptar. Outra forma de iniciar essa conversa é perguntando: “Quais mudanças no mercado você está acompanhando de perto agora?”

3. “Como você se recuperou de um fracasso passado?”

Essa é uma ótima pergunta para um mentor ou alguém em quem você se inspira. Mostra que você busca sabedoria além das histórias de sucesso. Também normaliza o fracasso, convida à honestidade e rapidamente cria conexão. Se você procura algo mais leve, pode perguntar: “O que você costumava acreditar sobre sucesso que já superou?” ou, “Como você toma decisões quando não tem uma resposta clara?”

4. “Quais qualidades os melhores desempenhadores nessa função têm?”

Tenha essa pergunta pronta para uma entrevista de emprego. Demonstra que você já está se imaginando tendo sucesso na função. Se você quer entender melhor a dinâmica da equipe, pode perguntar: “Como você descreveria o estilo de comunicação da equipe?”

5. “Qual foi a coisa mais emocionante que aconteceu com você esta semana?”

Adoro essa pergunta como quebra-gelo porque ela rapidamente ajuda a ir além das conversas superficiais e você pode ter uma noção real do que importa para a pessoa com quem está conversando. Se você estiver se sentindo ousado, pode perguntar: “Qual é um objetivo em que você está trabalhando que ninguém realmente percebe?”

6. “O que as pessoas geralmente entendem errado sobre você?”

Essa é ótima quando você está passando tempo com um novo amigo ou colega. É uma pergunta simples, mas que desbloqueia profundidade, vulnerabilidade e conexão. Se você quiser dar a eles a chance de oferecer uma visão mais completa de sua personalidade, poderia perguntar: “Como seus amigos mais próximos descreveriam você em cinco palavras?”

7. “Qual é o melhor elogio que você já recebeu?”

Adoro essa pergunta como quebra-gelo para qualquer ambiente social: um evento de networking, uma festa, um brunch. Ela envia boas vibrações e faz as pessoas sorrirem. Também dá permissão para as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, criando uma ressonância emocional instantânea. Você está essencialmente perguntando, sem as sobrecarregar, “O que em você já foi verdadeiramente visto ou apreciado?”

Abrace a curiosidade para crescimento e sucesso na carreira

Fazer perguntas inteligentes e inesperadas mostra que você é curioso e está pronto para se destacar. As pessoas notam isso e adoram falar sobre si mesmas. Pesquisas mostram que os centros de prazer das pessoas se acendem quando elas compartilham suas opiniões ou falam sobre si mesmas. Quando você faz as pessoas se sentirem bem, elas tendem a gostar mais de você, e ser querido importa na sua carreira.

Então, na próxima vez que você estiver em uma reunião, em uma conversa individual ou nervoso em uma entrevista, resista à tentação de jogar seguro e use essas perguntas. Elas podem ajudar você a desbloquear sua próxima grande oportunidade.

Quem é Jenny Wood?

Jenny Wood é autora best-seller do New York Times, palestrante, ex-executiva do Google e ex-pesquisadora da Harvard Business School. Seu objetivo é capacitar pessoas ambiciosas a quebrar o molde, serem melhores líderes, construírem influência e alcançarem todo o seu potencial.

Em seu novo livro “Coragem Selvagem: Vá Atrás do Que Você Quer e Consiga”, Jenny descreve nove traços ousados que desafiam o conselho de carreira convencional. Jenny é fundadora do Own Your Career, um dos maiores programas de carreira do Google. 

Ela já foi destaque na NBC, Bloomberg, Harvard Business Review, Forbes e Business Insider. Ela mora em Boulder, Colorado, com seu marido e dois filhos e está em busca constante da receita perfeita de pão de abobrinha.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Sucesso