CNBC

CNBCOpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA

Mundo

Chefe da ONU alerta contra “intervenções militares adicionais” no Oriente Médio

Publicado 18/06/2025 • 18:55 | Atualizado há 3 meses

AFP

KEY POINTS

  • O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (18) estar "profundamente alarmado" com a escalada do conflito entre Israel e o Irã e alertou contra quaisquer "intervenções militares adicionais" no Oriente Médio.
  • "Apelo veementemente a todos para que evitem qualquer internacionalização adicional do conflito", disse Guterres em um comunicado, reiterando seu apelo por um cessar-fogo.

Unsplash

Sede da ONU em Genebra, Suíça.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (18) estar “profundamente alarmado” com a escalada do conflito entre Israel e o Irã e alertou contra quaisquer “intervenções militares adicionais” no Oriente Médio.

“Apelo veementemente a todos para que evitem qualquer internacionalização adicional do conflito”, disse Guterres em um comunicado, reiterando seu apelo por um cessar-fogo.

“Quaisquer intervenções militares adicionais podem ter consequências enormes, não apenas para os envolvidos, mas para toda a região e para a paz e a segurança internacionais em geral.”

Leia mais
Acompanhe em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã
‘Talvez eu faça, talvez não’, diz Trump sobre ataques ao Irã

Quando solicitado a explicar melhor a palavra “internacionalização”, o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, disse que isso significava “ter mais países envolvidos nos combates”, sem nomear nenhuma nação específica.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta-feira que estava considerando se Washington se juntaria aos ataques israelenses contra o Irã, agora em seu sexto dia.

“O secretário-geral é muito claro — para ele, todos os ataques militares devem parar agora”, disse Dujarric a repórteres, acrescentando que esperava especificamente evitar, “a todo custo, a decadência de um conflito mais profundo”.

Em sua declaração, Guterres condenou a “trágica e desnecessária perda de vidas e ferimentos de civis, além dos danos a casas e infraestrutura civil crítica”.

“A diplomacia continua sendo a melhor e única maneira de abordar as preocupações com o programa nuclear do Irã e as questões de segurança regional”, disse o chefe da ONU.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;