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Ações da fabricante do Labubu caem após mídia estatal chinesa pedir regulação mais rígida
Publicado 20/06/2025 • 10:55 | Atualizado há 1 dia
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Publicado 20/06/2025 • 10:55 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
As ações da Pop Mart, fabricante do boneco Labubu, continuaram em queda nesta sexta-feira (20), após o Morgan Stanley retirar o papel de sua lista de foco e a mídia estatal pedir uma regulamentação mais rigorosa para os brinquedos do tipo “blind box” (caixa surpresa).
A fabricante chinesa de brinquedos ganhou popularidade com o conceito de “blind box”, no qual os consumidores compram caixas sem identificação, que custam entre US$ 5 e US$ 10, na esperança de conseguir uma figura rara e completar a coleção.
O People’s Daily, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, criticou o fenômeno, defendendo uma regulação mais rígida. O artigo não citou a Pop Mart diretamente e se concentrou mais em crianças e jovens que gastam valores elevados em pacotes não identificados para colecionar cartas.
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Neste mês, a agência de alfândega da China também destacou várias vezes nas redes sociais que impediu a entrada de cópias do Labubu no país.
As ações da Pop Mart, listadas em Hong Kong, caíam mais de 5% no fim do pregão, estendendo a queda da sessão anterior, quando haviam recuado 5,3%. O papel caminha para sua primeira semana negativa desde o início de maio, acumulando perdas de mais de 13%. No acumulado do ano, porém, a ação ainda registra alta superior a 160%.
Em relatório publicado na noite de quarta-feira (18), o Morgan Stanley anunciou que substituiria a Pop Mart pela seguradora PICC P&C em sua lista de foco para China e Hong Kong. O banco de investimento não detalhou o motivo da remoção das ações da Pop Mart.
No entanto, em 10 de junho, havia elevado o preço-alvo para a companhia de brinquedos para 302 dólares de Hong Kong (US$ 38,47), ante 224 dólares de Hong Kong, com a expectativa de que a Pop Mart ainda tivesse espaço para crescer no longo prazo.
“Achamos que o mercado já precificou totalmente o crescimento exponencial da Pop Mart em 2025, mas pode não ter a mesma convicção quanto às perspectivas de longo prazo”, afirmou o analista de ações Dustin Wei e sua equipe no relatório de 10 de junho.
“Dito isso, considerando o valuation elevado, não esperamos que esse nível de desempenho acima da média continue nos próximos trimestres”, completaram.
As ações da Pop Mart atingiram uma máxima histórica intradiária de 283,40 dólares de Hong Kong em 12 de junho.
Com sede em Pequim, a empresa expandiu rapidamente sua presença internacional com vendas online e lojas físicas, inclusive nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Nos últimos meses, a linha de brinquedos “Labubu”, com um personagem de aparência semelhante a um elfo, tornou-se um fenômeno global, chamando a atenção de publicações como New York Magazine e The New York Times, voltadas para moda e cultura.
Para aproveitar a demanda, a Pop Mart lançou pelúcias, almofadas e outros produtos relacionados ao Labubu. Um boneco de Labubu com 1,20 metro de altura foi vendido por cerca de US$ 170 mil em um leilão realizado em Pequim no início deste mês. Várias versões mais acessíveis do brinquedo esgotaram rapidamente na China continental.
“Já vimos tendências assim antes… Sempre parece haver algum item fofo que as pessoas precisam ter”, disse Jacob Cooke, cofundador e CEO da WPIC Marketing + Technologies, à CNBC nesta sexta-feira. A empresa ajuda marcas estrangeiras, como Vitamix e iS Clinical, a venderem online na China e em outras regiões da Ásia.
Ele citou como exemplo o interesse no ano passado por pelúcias de capivara. A varejista chinesa Miniso, que também tem lojas nos EUA e em outros países, foi uma das principais vendedoras desse brinquedo.
Cooke avaliou que o sucesso da Pop Mart foi “mais sorte do que qualquer outra coisa”, mas ressaltou que reflete um interesse crescente por brinquedos não apenas entre crianças, mas também entre adultos.
Indicando a crescente popularidade de seus produtos, as vendas internacionais da Pop Mart em 2024 já superaram o total de vendas da empresa em 2021.
A companhia havia registrado vendas totais, em sua maioria domésticas, de 4,49 bilhões de yuans (US$ 624,6 milhões) em 2021. Em 2024, as vendas internacionais sozinhas ultrapassaram esse valor, atingindo 5,1 bilhões de yuans, um aumento de 373% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas na China continental subiram para 7,97 bilhões de yuans.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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